Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pós-Graduação em Entomologia comemora 40 anos

Fundado pelo padre Jesus Santiago Moure, especialista em abelhas, o programa possui atualmente mestrado e doutorado, ambos conceito cinco na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nestas quatro décadas, 321 dissertações de mestrado e 163 de doutorado foram defendidas no programa.

Para comemorar a data, a coordenação do programa organiza um evento que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro. No primeiro dia, haverá palestra sob o título ‘Olfaction: A Gateway for Reducing Vector-Bome Disease Transmission’, ministrada por Walter Leal, professor da Universidade de Davis, na Califórnia (EUA). Leal é especialista em fisiologia de insetos, principalmente em processos relacionados a feromônios e semioquímicos.

No segundo dia, vai ocorrer uma mesa-redonda com a participação de Jorge Guimarães, presidente da Capes (a confirmar), do professor do Museu de Zoologia de São Paulo, Hussam Zaher, da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jocelia Grazia e do professor Leal. Eles debaterão o futuro dos programas de Pós-Graduação da área de Ciências Biológicas I no Brasil.

O evento será realizado no Setor de Ciências da Saúde, nos salões azul e rosa, no Jardim Botânico. No dia 24, será às 14 horas. No dia 25, às 9h.

Também no dia 24, à noite, haverá um re-encontro de ex-alunos do programa em um jantar por adesão. Os interessados podem adquirir mais informações com a atual coordenadora do programa, Luciane Marinoni, pelo telefone 3361.1650 ou pelo e-mail lmaroni@ufpr.br.

Foto(s) relacionada(s):


Padre Jesus Santiago Moure, o fundador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFPR
Foto: Arquivo: Entomologistas do Brasil

Fonte: Manuela Salazar (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador)