Estudante de Ciência da Computação participa de projeto e ganha prêmio em jornalismo de dados

19 dezembro, 2022
10:55
Por
Ciência e Tecnologia

O graduando de Ciência da Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Henrique Luiz Rieger, participou de uma iniciativa que ganhou o prêmio de jornalismo de dados, Cláudio Weber Abramo. A honraria foi obtida na categoria de Inovação e Experimentação com o projeto BotPonto, um robô que monitora vídeos no YouTube para facilitar no combate à desinformação.

O BotPonto abre espaço para que redações utilizem vídeos do YouTube nas apurações jornalísticas e em pesquisas de forma mais ágil e eficiente. Foto: Arquivo Pessoal

 

Henrique atuou no desenvolvimento do dashboard para visualizar os dados apanhados. Esse painel de controle é uma ferramenta de gestão visual que apresenta, de forma clara e objetiva, tudo o que é preciso para monitorar a evolução dos resultados do projeto e garantir o atingimento das metas.

Segundo o jovem, essa é uma ferramenta que facilita o processo de checagem realizado pelos veículos de comunicação. “A ideia é facilitar o trabalho desses veículos, já indicando onde potencialmente se encontra a desinformação, poupando horas de trabalho desses profissionais, que teriam que assistir a vídeos ou lives muito longas para encontrar esses trechos”, disse o estudante.

Esse programa monitora uma centena de canais do YouTube, lendo transcrições automáticas e identificando potenciais trechos com desinformação acerca do processo eleitoral. O software foi desenvolvido pela equipe de tecnologia do Núcleo Jornalismo Inteligente Sobre Redes Sociais em parceria com a agência Novelo Data, e com o apoio do programa Jogo Limpo — criado e administrado pelo International Center For Journalists (ICFJ) e financiado pelo YouTube Brasil.

A partir desse monitoramento, a ferramenta tweeta automaticamente um link com o ponto exato no vídeo em que os termos foram ditos, para facilitar o processo de checagem e economizar tempo de jornalistas e pesquisadores.

O acesso ao sistema é livre e gratuito. Os próximos passos agora são escalar a aplicação e disponibilizar capacidade para outras organizações realizarem seus próprios monitoramentos.

Por Felipe Reis, sob orientação de Lais Murakami

Sugestões

28 junho, 2024

Em 2023, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e […]

27 junho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) alcançou posição de destaque no University Impact Rankings 2024 da Times Higher […]

26 junho, 2024

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPR aprovou na terça-feira (25/06) o novo calendário acadêmico […]

26 junho, 2024

O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentou resultados parciais para […]