Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Portal para professores criado pela UFPR, voltado à troca de conteúdos, será disponibilizado pelo MEC

O Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR (C3SL) está desenvolvendo um portal de internet para professores dos ensinos fundamental e médio, inédito no Brasil, dotado de uma ferramenta de busca e troca de conteúdos pedagógicos mais ágil e eficaz que as atuais.

Resultado de convênio firmado entre o Setor de Ciências Exatas da UFPR e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o projeto começou a ser executado em novembro do ano passado, com recursos da ordem de R$ 1 milhão, e está em fase experimental. A ferramenta estará pronta em novembro deste ano.

Na terça-feira (dia 7), o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e o presidente do FNDE, Idilvan Alencar, receberam uma comitiva da UFPR para conhecer o projeto e o C3SL. O grupo foi formado pelo reitor Zaki Akel Sobrinho; o diretor do Setor de Ciências Exatas, Marcos Sfair Sunye; o coordenador do projeto, Eduardo Todt; os integrantes da Coordenação de Políticas de Formação de Professores (Copefor) da Pró-Reitoria de Graduação da UFPR Gláucia Brito e Maurício Requião; e o professor do Departamento de Informática Marcos Alexandre Castilho.

“Com este projeto, a UFPR comprova sua vocação e seu compromisso de oferecer soluções de interesse da sociedade”, afirmou Zaki  Akel Sobrinho. O reitor da UFPR disse que o portal traz grande vantagem em relação aos demais: sua ferramenta de busca é mais rápida e eficaz porque, tomando como base outras páginas de internet, centraliza conteúdos dispersos na rede.

Troca de informações

Além disso, possibilita a troca de informações entre os professores e que docentes (chamados de curadores) façam seleções e recomendações de conteúdos específicos, por exemplo, para todas as disciplinas estudadas em cada série dos ensinos fundamental e médio.  Inicialmente, o portal será hospedado pela UFPR e depois seu domínio será assumido pelo MEC.

Sunye destacou a importância da parceria que o Setor de Ciências Exatas desenvolve há sete anos com o FNDE tanto na formação de professores quanto em projetos de tecnologia educacional. O do portal dos educadores, segundo ele, é importante porque  facilita o trabalho do professor. “Quem usa a internet como ferramenta de ensino quer qualidade, mas o ranqueamento destas informações não é simples. Os professores-curadores do portal simplificam muito esta tarefa”, avaliou.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...