Portal de Relacionamento já fez primeira reunião

Uma parceria poderá ser firmada para que pesquisadores da empresa e da UFPR possam atuar em conjunto. Numa primeira visita, os representantes da empresa manifestaram interesse em técnicas para tratamento de resíduos industriais, reciclagem de plástico, Lâmpadas fluorescentes, resíduos eletrônicos e mercuriais e o reuso da água. Em troca, a empresa poderá financiar bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica.

De acordo com Antônio Januzzi, da área de Desenvolvimento de Produtos da CAVO, a empresa que sempre teve pouca vocação para a pesquisa, percebeu que está na hora de buscar tecnologias inovadoras e, por isso, está buscando parcerias com centros de pesquisa.

Na UFPR, primeiro houve um encontro com o coordenador de pesquisas, Paulo de Tarso Cunha Chaves e com pesquisadores de meio ambiente e resíduos para a apresentação das áreas de interesse. Numa segunda etapa os representantes da empresa foram conhecer os laboratórios. Visitaram as unidades onde são realizados estudos sobre compostagem, tratamento de resíduos industriais, reciclagem, gestão de resíduos, tratamento de efluentes industriais e tecnologias complementares.

REALIDADE – Esta primeira reunião já foi realizada através do Portal de Relacionamento da instituição, um projeto implantado pela PROPLAN – Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças. Segundo o pró-reitor Zaki Akel Sobrinho, o Portal de Relacionamento é mais um dos projetos postos em prática por esta gestão e que contribuirão para que a comunidade universitária esteja mais próxima da sociedade e, neste caso, do setor produtivo. ‘O Portal de Relacionamento irá permitir aos laboratórios da Universidade, por exemplo, colocarem em prática suas pesquisas. Além disso, permite à sociedade ter uma porta de entrada para a Universidade, podendo obter qualquer informação sobre a instituição’, esclarece.

CONTATOS – O Portal de Relacionamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Dois estagiários já estão trabalhando e outros estão sendo contratados. Contatos poderão ser feitos pelos telefones 3310-2699 e 3310-2760 ou através do e-mail: portalderelacionamento@ufpr.br.

Sede do Portal de Relacionamento, no Prédio Histórico
Foto: Isabel Leviski