Por prevenção, restaurantes universitários são fechados

A medida, a exemplo da suspensão das aulas, na última quinta-feira, 30 julho, visa combater o contágio de Influenza A (H1N1),

ou “gripe suína”. “Tomamos essa medida seguindo as orientações de autoridades sanitárias estaduais e municipais, de evitar aglomerações”, explicou a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rita de Cássia Lopes.

Para compensar o fechamento temporário do RU, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) já tem em mãos um levantamento dos alunos que residem nas três casas de estudantes universitários da capital e que permaneceram na cidade mesmo após a suspensão das aulas. Esses acadêmicos receberão da Universidade gêneros alimentícios para que possam preparar as refeições no próprio lugar onde moram. Cerca de 170 alunos devem ser beneficiados pela medida.

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, a decisão tomada foi a mais prudente. “É uma decisão que objetiva o bem da comunidade da UFPR em todos os segmentos, de funcionários a alunos”, declarou. O reitor também falou sobre a medida compensatória de ceder insumos alimentícios para alunos residentes nas casas de estudantes. “Estamos em um momento excepcional, e momentos excepcionais exigem medidas criativas”, disse.

No período em que estiverem fechados, os Restaurantes Universitários passarão por medidas de adequação, como a melhoria do sistema de ventilação e do processo de atendimento. O objetivo é dar maior segurança à comunidade acadêmica contra o vírus H1N1 quando as atividades forem retomadas. Os Restaurantes Universitários voltarão a funcionar assim que as aulas forem reiniciadas.

Reunião entre o reitor e as entidades
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Sandoval Poletto (estagiário) com orientação de Simone Meirelles