Fundação Itaú Social doa recursos para UTI do HC

A contribuição foi oficializada em uma reunião no gabinete do reitor Zaki Akel Sobrinho, na última quarta-feira (05/08) com a presença de Heda Amarante, diretora do HC, Márcia Regina Ganho Souza, superintendente comercial de poder público do Itaú/Unibanco, e Elizabete Moscardi, superintendente comercial do banco, Maria Elisa Ferraz Paciornik, presidente da Associação dos Amigos do HC, entidade que intermediou a solicitação dos recursos, e Dinorah Nogara, diretora executiva da associação.

Para Zaki Akel Sobrinho, o banco mostrou sensibilidade social para a questão da saúde, apoiando a aquisição dos leitos e equipamentos. “É uma parceria que se fortalece ao longo do tempo, trazendo benefícios diretos para a comunidade da UFPR”, salienta o reitor. A diretora do HC explica que os leitos de UTI serão utilizados no suporte a cirurgias cujo pós-operatório exige o tratamento intensivo. Procedimentos como neurocirurgias, cirurgias bariátricas e transplantes hepáticos fazem parte desse rol. “Por vezes, temos que suspender essas cirurgias porque todos os leitos de UTI estão ocupados. Nossa intenção agora é abrir unidade exclusiva para atendimentos dessas situações, com quatro leitos, unindo os novos a equipamentos dos quais já dispomos. E continuar arrecadando recursos para chegar a dez leitos”, informa Heda. Atualmente, o HC conta com UTIs adulta e pediátrica, mas nenhuma exclusiva para pós-operatório. Segundo Márcia Souza, a ideia é dar continuidade à parceria entre a UFPR e a Fundação Itaú Social, através da análise de futuros projetos na área de saúde.

Também estiveram presentes à reunião o coordenador dos hospitais universitários da UFPR, Giovani Loddo; Samira Tomita e Mauro Moraes, assessores da Associação dos Amigos do HC, Leila Massabki Ferreira, gerente de poder público do Itaú/Unibanco, e Cassandra Corhnehl, gerente da agência Itaú no HC.

os participantes do encontro
Foto: Leonardo Bettinelli