Planejamento Estratégico da UFPR está em fase de elaboração

O objetivo do PEIP – Planejamento Estratégico Institucional Participativo é tornar a Universidade referência entre as melhores instituições federais de ensino superior do Brasil. Para isso, a Administratação Superior e os Setores estão em fase de elaboração do PEIP.

O projeto de Planejamento Estratégico Institucional Participativo (PEIP) da UFPR, do período de 2007 a 2011, está em processo de elaboração. O objetivo é estabelecer uma cultura de análise estratégica, para que a Universidade passe a ser referência entre as melhores instituições federais de ensino superior do Brasil até 2012, quando vai completar 100 anos de existência.

A metodologia utilizada pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) na elaboração do PEIP busca a integração das unidades, de forma a aumentar o comprometimento da comunidade universitária com o processo.

A Comissão de Assessoria Estratégica da UFPR (CAE) realizou entrevistas com todos os componentes do Grupo Gestor de Planejamento Estratégico (GGE), para envolver as direções dos setores e das pró-reitorias, e concebeu uma proposta padronizada para o planejamento estratégico das unidades da UFPR. O planejamento deve ser elaborado dentro de cinco áreas temáticas: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, Gestão Institucional e Responsabilidade Social.

O PEIP será realizado em etapas, que prevê as análises do ambiente externo e do ambiente interno; a formulação de diretrizes estratégicas, objetivos e metas estratégicas, da instituição e das unidades; a revisão dos propósitos da instituição e das unidades; a implementação, acompanhamento e avaliação contínua do plano estratégico institucional e dos projetos estratégicos.

Até o final deste ano vai estar pronto e aprovado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – para o período de 2007 a 2011 – e até março de 2007 devem estar concluídos os planos das unidades e o Plano Estratégico Institucional, que envolvem as ações e projetos estratégicos prioritários a serem implementados.

Fonte: Hebdomadário