Pesquisadores da UFPR promovem Dia de Campo com foco na agricultura sustentável

Até este sábado, dia 26, profissionais da área das ciências agrárias estão reunidos no Centro de Estações Experimentais da UFPR na Fazenda Canguiri no município de Pinhais. O ciclo de debates tem como propósito enfatizar a importância da sustentabilidade na produção agrícola. É uma iniciativa da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná Curitiba – AEAPR-Curitiba com o apoio de realização do Setor de Ciências Agrárias da UFPR.

A Fazenda Canguiri está localizada numa área preservação ambiental e toda sua pesquisa é focada nesse objetivo de como produzir respeitando o meio ambiente. Mas, não basta apenas a elaboração das pesquisas nessa área a UFPR intensifica um projeto de extensão com foco nos produtores rurais da região metropolitana, que estarão presentes no Dia de Campo de Olericultura Orgânica UFPR, realizado nesta sexta-feira 25 de novembro. Na oportunidade, os produtores terão a possibilidade de conhecer de que forma é possível produzir respeitando o meio ambiente, inclusive em área de preservação ambiental.

O diretor da Fazenda, professor Atila Francisco Nogor, afirma que o espaço de pesquisa é um diferencial por estar nessa área. Ele informa que toda a gestão da Fazenda tem uma dinâmica de uma propriedade rural desenvolvendo nos futuros profissionais os conceitos da produção sustentável. São alunos dos cursos de engenharia florestal, agronomia, engenharia industrial, engenharia madeireira, zootecnia e veterinária que participam das pesquisas.

Esta semana vários outros eventos estão sendo realizados paralelamente na Fazenda: a IV Agronegócios Brasil ─ Ciência, Tecnologia, Inovação e Ética, o Encontro Paranaense de Engenheiros Agrônomos, o IV Simpósio Nacional sobre Agronegócio e Segurança Alimentar, a IV Feira de Fornecedores para o Agronegócio.

Fonte: ACS