Pesquisadores da UFPR descobrem genes indicadores de metástases em câncer de mama

Pesquisadores do Laboratório de Patologia Básica da UFPR descobriram dois genes que, quando alterados simultaneamente no câncer de mama, podem indicar a presença de metástases. De 69 tumores de mama estudados, 17 pacientes morreram algum tempo após o diagnostico inicial. Desses 17 pacientes que morreram, 15 apresentavam a alteração nesses genes. ‘Estes resultados poderão ser utilizados como uma marcação molecular da presença de metástases em pacientes com câncer de mama’, explicou a professora Giseli Klassen, coordenadora do trabalho.

O trabalho analisou linhagens celulares do banco de células do Instituto Ludwig e amostras congeladas de tumores de pacientes do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Publicada na revista Britanica BMC Câncer, em janeiro deste ano, vem sendo altamente acessada pela comunidade científica. Até o início de junho nada menos do que 1.199 acessos, considerado um alto índice pela publicação, o que demonstra a importância da descoberta. A pesquisa é fruto de uma tese de mestrado de autoria de Edneia Ramos. O grupo coordenado por Giseli busca caracterizar geneticamente tumores de brasileiras e inclui também pesquisadores do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer e da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.

Segundo a pesquisadora, os estudos prosseguem para a confirmação dos resultados em mais amostras, ou seja, resultados conclusivos precisam ser reconfirmados. ‘Para isso nessa etapa contamos com o apoio dos médicos que precisam encaminhar as pacientes para os exames de acompanhamento após o diagnostico do câncer’, conclui.

Célula de um tumor de mama
Foto: NCI / Science Photo Library

Link(s) relacionado(s):