Pesquisadora de renome aborda teoria de Vygotsky em Curitiba

Um fórum de estudos e debates em torno da teoria do pensador russo Lev Vygotsky reunirá estudantes e professores na terça-feira, dia 26. O teórico foi pioneiro na proposta de que o desenvolvimento intelectual das crianças é decorrente do meio social em que estão inseridas e das experiências vividas, teoria que está na base de diversos projetos pedagógicos aplicados no Brasil e em outros países. A programação do evento terá na parte da manhã a palestra da professora Anna Stetsenko, do Programa de Doutorado do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento do Graduate Center da City University of New York (EUA). A atividade será a partir das 8 horas, no auditório da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). O evento é uma promoção em parceria da Pós-Graduação em Educação e da Pós-Graduação em Letras da UFPR, da UTFPR e do Consulado Americano.
A professora Anna Stetsenko é reconhecida como uma representante proeminente da teoria ativista de Vygotsky, com contribuições recentes nesta área através de pesquisas e publicações em diversas línguas como alemão, inglês, italiano e russo, que atravessam linhas multiculturais e giram em torno de tópicos que estão na interseção do desenvolvimento humano e da educação. Sua palestra terá como foco “Perspectivas Teóricas Pós-Vygotskianas ─ uma Postura Ativista e Transformadora”, com tradução simultânea para o português. Após a palestra, às 10h45, haverá uma mesa-redonda com o tema “Perspectivas Vygotskianas em Debate”. A atividade terá como moderadora a professora Tania Stoltz, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.
Na parte da tarde, o evento continua com a palestra “Vygotsky and language teaching/learning”, das 15 às 17 horas. A apresentação será totalmente em inglês, voltada para professores de línguas estrangeiras e não contará com interprete. O local será a sala 1005, do Edifício D. Pedro I da Reitoria da UFPR.

As inscrições para o evento podem ser feitas pela Internet até o dia 25 de maio, no site www.calem.ct.utfpr.edu.br.

Fonte: Simone Meirelles