Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadora da UFPR analisou relações entre Biologia e Literatura

Professora Tania Cabral
Professora Tania Cabral

“Enunciados trocando rosas e socos nos livros didáticos de Biologia” é o título da dissertação de mestrado da professora Tania Cabral, bolsista do Observatório da Educação da Capes. No estudo, defendido no início de fevereiro, a autora analisou a política pública do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com foco nas possíveis relações entre a Biologia e a Literatura.

Através da pesquisa, a professora buscou entender de que forma e se os enunciados literários aparecem nos livros didáticos de Biologia. A dissertação foi construída a partir dos nove títulos aprovados pelo PNLD de Ensino Médio direcionado para a disciplina de Biologia, além dos dez títulos do livro didático público do Estado do Paraná, distribuídos gratuitamente para a rede pública.

Conclusão ─ A principal conclusão da pesquisadora é que os enunciados literários aparecem principalmente nas questões de vestibular reproduzidas nos exercícios dos livros. São utilizados também como forma de chamar a atenção do aluno, mas não há conexões mais profundas e reflexivas entre esses enunciados e os textos contidos nos livros.
A inserção que mais se repete no material pesquisado é a que menciona o “Jeca Tatu” ─ personagem de Monteiro Lobato, normalmente vinculado ao aparecimento de verminoses.

Dado interessante nesta dissertação é que a professora usou a polifonia ─ várias vozes narrativas, categoria literária descrita pelo filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin, como metodologia de escrita. Por isso criou seis personagens e uma mediadora (ela mesma) para conversar sobre a problemática do livro didático. Os personagens são Diego Fragoso (ou D. Frag), um típico estudante do Ensino Médio que possui conhecimentos fragmentados e remete ao processo de fragmentação que o computador realiza, colocando em ordem os arquivos.

Outros personagens ─ Vitoria Terana ou (V. Terana), uma professora que escreve questões para o vestibular e para os exercícios de livros (contratada pelas editoras), tem foco centrado na produtividade e na educação competitiva que as provas de vestibular enfatizam. Senhora Mone e senhor Tario (referência crítica ao Mon-tário), dupla composta por uma autora de livro didático e o editor, respectivamente. O enfoque é a produção de materiais que sejam vendáveis e que tenham aprovação no PNLD.

Ainda o professor Eduardo Cador (ou Edu Cador), um professor de Ensino Médio que estuda e deseja se aprimorar, mas está limitado às restrições da escola e às restrições financeiras. Senhor Lee Terário, conhecedor da Literatura e das pesquisas na área, faz uma referência indireta ao poeta e escritor paranaense Paulo Leminski que inspirou o nome da dissertação e dos capítulos. Ele dá o tom mais acadêmico à conversa.

A autora é a moderadora. A dissertação é escrita na forma de um diálogo dividido em quatro rodas de conversas entre os personagens fictícios que ajudam a pensar o livro didático sobre diversos pontos de vista. As ilustrações são do artista plástico Daniel Marques da Cruz.
O estudo recebeu uma recomendação para publicação da versão final pela banca composta pelos professores André Pietsch Lima da UFPR e Simone Salomão da Universidade Federal Fluminense.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...