Parceria entre Escola Técnica, Funpar e Secretárias Estaduais levará qualificação para servidores

“Não existe país nenhum que tenha alcançado o desenvolvimento sem a educação”, afirmou Alípio Leal, diretor da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na reunião de assinatura do convênio para o Projeto de Qualificação de Servidores Públicos. Ela aconteceu às 9 horas da manhã do dia 9 de agosto na Escola Técnica e foi assistida por técnicos administrativos e prefeitos das cidades de Nova Esperança, Reserva do Iguaçu e Medianeira. O convênio está sendo feito entre Escola Técnica, Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e as Secretárias do Estado do Paraná: de Desenvolvimento Urbano (Sedu), da Administração e da Previdência (Seap) e da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O Programa de Qualificação de Servidores Municipais pretende levar conhecimento aos servidores através de cursos, palestras, estágios, seminários, debates e congressos, alguns dos temas a serem estudados serão: gestão de organização, orçamentária e tributaria; gestão pública; direito público, administração pública e ética no setor público. As aulas começarão no dia 14 de setembro e serão todas quintas-feiras de manhã, o termino do curso está previsto para setembro de 2008, somando um total de 960 horas em 20 meses. O custo será de 25 reais por mês, totalizando 500 reais. Para Sebastião Campos, prefeito de Reserva do Iguaçu “o programa vem ao encontro da grande necessidade de qualificação dos servidores municipais”.

Ensino à Distância – Através do método de Ensino a Distância, serão atendidos nesse ano 210 municípios e se espera em média 2000 pessoas, porém, segundo Luiz Forte Neto, secretário da Sedu, as secretarias e a Escola técnica querem a partir do segundo ano expandir o programa para atender 5000 servidores anualmente e “quem ganha com isso é a população do Paraná que será melhor atendida”, diz Lygia Pupatto, secretária da Seti.

O ensino a distância dá oportunidade de um número maior de pessoas aprenderem com um custo mais baixo, como afirma Alípio Leal, e como ele mesmo explica, isso de forma alguma diminui a qualidade dos cursos, pois as aulas são feitas ao vivo e os alunos podem tirar dúvidas tanto durante as aulas ou mesmo depois, com uma equipe preparada para isso.

Para aqueles que já deixaram os estudos há tempos a Escola Técnica conta com um sistema de recuperação que auxilia os alunos com dificuldades. Segundo Moreira “a educação a distancia feita com a qualidade da Escola Técnica é uma poderosa ferramenta para a educação” ele ainda completa “eu tenho um enorme orgulho da Escola Técnica. Essa diretoria não teve dúvida para apoiá-la, pois precisamos investir em ensino técnico.” A prefeita Mali Benatti também acredita no método de educação à distancia da Escola Técnica “os cursos a distancia da Escola Técnica já têm provado ao longo do tempo que têm qualidade, sendo um exemplo para outros estados”.

Para o reitor Carlos Moreira Júnior este é “o inicio de uma caminhada com compromisso com o Paraná, que ainda dará muitos frutos”. A parceria com as secretarias do Governo do Paraná vem de acordo com um dos objetivos da atual gestão do reitor Moreira que acredita que “a Universidade é do Paraná e precisa atuar no Paraná, e dessa forma a teoria se transformará em competência”. Maria Lunardon afirma que “a parceria “público-público” tem acontecido em outros setores, não apenas na educação. Com isso cada órgão contribui para objetivos em comum”.

Fonte: Priscila Guimarães