Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Palestras e cursos marcam Ano Mundial da Física

Palestras e cursos fazem parte da Semana Comemorativa do Ano Mundial da Física, que faz um resgate da evolução do curso e presta homenagem a professores que contribuíram para o processo de consolidação da área.

As comemorações vão além da celebração do centenário das descobertas de Eistein. A Semana pretende mostrar ao público a importância e o impacto da Física no mundo moderno, suas aplicações práticas na Medicina, na Agronomia, na Indústria eletroeletrônica, bem como seus aspectos culturais e humanísticos.

Abertura – Presente na abertura do evento, nesta segunda, dia 11 de abril, o Reitor Carlos Moreira Júnior destacou a contribuição do Departamento e do Curso de Física não apenas para a instituição, mas também para o estado e para o país. Enfatizou a importância de o curso formar bacharéis e destacou a formação de licenciados para repor os professores da área no ensino médio. “Faltam professores de física nesse país, falta a base, falta a consolidação do ser humano como cidadão e entendedor do progresso de nossa civilização”, concluiu.

Homenagem – O professor César Lates, falecido no dia 8 de março, foi lembrado por ter contribuído para a inserção definitiva do Brasil na pesquisa científica. Foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, também fez parte das primeiras comissões do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O Departamento de Física já possui uma comissão encarregada de preparar uma homenagem póstuma ao professor Lates, para o segundo semestre deste ano. Segundo o professor Lauro Luiz Samojedem, chefe do Departamento de Física, “a homenagem havia sido agendada no início do ano como uma das comemorações para Ano Mundial da Física, porém o destino reservou a surpresa do seu falecimento”, lamentou.

Para a abertura do evento, o professor Moyses Nussenzveig (UFRJ) proferiu palestra “Einstein 100 Anos” onde relata a biografia e os trabalhos fundamentais de Eistein. 1905 é conhecido como ‘o ano milagroso’ pela importância da publicação de teorias que significaram um avanço para o conhecimento da natureza. São ‘Sobre um ponto de vista heurístico relativo à geração e à transformação da luz’, que trata do efeito fotoelétrico e onde Einstein postula que a luz é formada por pequenos pacotes de energia chamados de fótons; ‘Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento’, que é mais conhecida como a Teoria da Relatividade Especial; ‘A Inércia de um corpo depende de seu conteúdo de energia?’, na qual ele introduz a famosa relação massa-energia e ‘Sobre o movimento de partículas suspensas em fluidos em repouso conforme postulado pela teoria cinética do calor’, que explica o movimento browniano.

Serviço:

Departamento de Física – Centro Politécnico

Fone: 3361-3092

Foto(s) relacionada(s):


Palestra
Foto: Rute Marques


Reitor Carlos Moreira Júnior discursa na abertura da Semana Comemorativa do Ano Mundial da Física
Foto: Rute Marques


Reitor Carlos Moreira Júnior e o Profº Moyses Nussenzveig
Foto: Rute Marques


Palestra
Foto: Rute Marques

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Rute Marques