Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Palestra com Dulce Osinski

O Departamento de Artes vai promover nesta quarta-feira, dia 12, às 19 horas, palestra intitulada ‘Uma breve história da gravura”, ministrada pela professora Dulce Osinski. A palestra faz parte do Projeto de Extensão ‘Oficina Permanente de Gravura’ da UFPR e será ministrada no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, na Rua Coronel Dulcídio, 638 – Batel. ‘Será uma palestra introdutória sobre a linguagem da gravura, com análise de imagens, tentando, em pinceladas rápidas, situar a audiência sobre o percurso histórico que essa modalidade artística percorreu’, explica a professora.

Dulce é professora do Departamento de Artes e nasceu em Irati – Paraná, em 1962. Artista plástica, ilustradora e pesquisadora de arte formada em Pintura e Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em 1983, com estágio de pós-graduação em gravura na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia, de 1985 a 1987. Fez também curso de aperfeiçoamento em arte-educação na Universidade do Tennessee em Chattanooga, USA, em 1995 e atualmente é doutoranda em Educação pela UFPR.

O projeto de Extensão “Oficina Permanente de Gravura”, foi criado em 1999 e é vinculado ao Programa de Extensão “Arte na UFPR”. Foi idealizado com o objetivo de criar um espaço destinado à produção e reflexão da gravura enquanto expressão e sua inter-relação com outras linguagens artísticas, pretendendo a formação de um grupo de gravadores interessados em compartilhar experiências em arte e representar a UFPR institucionalmente.

Configurando-se em espaço aberto à comunidade, vem congregando, estudantes, artistas, arte-educadores e profissionais de áreas correlatas, interessados em pesquisar as possibilidades deste meio que abrange desde as técnicas tradicionais de gravura até os mais contemporâneas e atuais meios de reprodução da imagem.

Além do trabalho prático em ateliê, o Projeto promove encontros semanais, conduzidos pelos professores orientadores, para discussão do trabalho dos participantes. São também promovidos cursos de aperfeiçoamento, ministrados por artistas e teóricos da arte, os quais são também convidados a mostrar seus trabalhos em gravura, a falar sobre seu processo criativo, procedimentos técnicos e a discutir teoricamente a gravura.

Fonte: Leticia Hoshiguti