Ouvidoria da UFPR já realizou mais de três mil atendimentos este ano

Outra das finalidades é a preservação da imagem da Universidade, garantida pela qualidade de ensino, e de integração com as comunidades interna e externa.

Segundo o ouvidor da UFPR, professor Marcello Iacomini, em 2006 o Setor apresentou cerca de mil solicitações, ainda em 2007 alcançou o dobro desse total e já em 2008 foram mais de 3 mil solicitações. As mensagens, divididas em MANIFESTAÇÃO e ASSUNTO, facilitam para o usuário o encaminhamento de sua solicitação e também a compreensão da Ouvidoria sobre o assunto.

Manifestações – Conforme o demonstrativo das manifestações recebidas entre agosto de 2006 e dezembro de 2007, são poucos os elogios e agradecimentos em comparação com as demais observações, explica o professor Iacomini. “ O fato se deve à própria cultura brasileira, que busca respostas, mas não tem o hábito de retornar apontando o sucesso no atendimento de sua demanda. Por conseqüência, procuramos o usuário para sermos informados se obteve a resposta esperada ou não, se está satisfeito com o encaminhamento dado ao seu problema, reflete o ouvidor.

Entre as denúncias ocorridas em 2007, por exemplo, o demonstrativo aponta assuntos como o uso da logomarca da UFPR em cursos de outras instituições; reclamações contra procedimentos administrativos; reclamações contra professores e departamentos, lamentando a insegurança nos estabelecimentos da Universidade, além de outras diversas.

Respostas – As questões são respondidas por meio de um procedimento adequado, seguindo basicamente alguns passos: o usuário registra sua manifestação na Ouvidoria, a Unidade classifica a manifestação por prioridade; encaminha a solicitação ao órgão competente pelo assunto e somente depois de cumpridas essas etapas envia a resposta ao cidadão.

“Alguns setores atendem prontamente ao pedido do usuário, outros, mesmo impulsionados pela Ouvidoria não respondem”, informa o professor. Quando assumiu a Unidade em 2006, o professor Iacomini propôs uma nova dinâmica ao processo de atendimento. “Hoje, as comunidades interna e externa já sabem como devem se dirigir à Ouvidoria e entendem que não estão desamparadas diante desse gigantesco complexo que é a UFPR”, esclarece.

Perspectivas – “É necessário ter em mente que estamos lidando com vidas humanas, as quais, por qualquer desatenção nossa, podem ser prejudicadas para sempre, e isto é uma grande responsabilidade para todos. Nessa perspectiva, a meta da Ouvidoria é fazer de tudo para que a Universidade seja respeitada pelos valores de fidelidade e honestidade, continuando a ser a voz da comunidade e instrumento de busca pela defesa dos direitos daqueles que se manifestam”, finaliza o professor.

Professor Marcello Iacomini
Foto: Izabel Liviski