Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Orquestra Filarmônica da UFPR se apresenta nesta segunda-feira(13) no TEUNI

Música de Câmara - Orquestra Filarmônica da UFPRA Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta a segunda temporada de sua Série Música de Câmara, que tem como objetivo promover a atuação dos músicos integrantes da Orquestra e seus convidados em diversas formações camerísticas reduzidas, para abranger a criação e performance de música erudita nas suas múltiplas facetas. Nesta temporada, haverá três concertos distintos, sempre às 18h00 no TEUNI:

Nesta segunda-feira (13), o quarteto de violoncelos CelloFollia (formado por Estela de Castro, Joaquin Rebollo, Faisal Hussein, e Shante Cabral, integrante da Orquestra Filarmônica da UFPR) apresenta um concerto dedicado à Música de Cinema e ao repertório Pop/Rock. O grupo CelloFollia se dedica essencialmente à divulgação do violoncelo como um instrumento completo e versátil, de possibilidades expressivas infindáveis e que flui bem em qualquer linguagem estética ou estilo musical.

No segundo concerto da série, dia 15 de Outubro, Matheus Prust (violinista da Orquestra Filarmônica da UFPR) une-se a Roberto Hübner no concerto do Duo Hübner & Prust, que apresenta um programa para dois violinos, explorando obras do período barroco. O objetivo do projeto que o duo vem desenvolvendo é o de apresentar obras anteriores ao século XX, com interpretações que correspondem com as descritas em tratados de época, reconstituídas através da pesquisa histórica. As obras escolhidas, 6 Sonatas Canônicas, Cânone Infinito e Sonata Gulliver são de autoria de G. P. Telemann.

A série encerra-se no dia 18, com o concerto do Duo Lima-Lundberg (violino e piano), formado por Dhiego Lima (spalla convidado da Orquestra Filarmônica da UFPR em 2014) e Maria Luisa Lundberg. O duo teve início no ano de 2012, quando do encontro dos dois músicos na pós-graduação em Música de Câmara no Conservatório Brasileiro de Música, sob a responsabilidade do violoncelista David Chew. A proposta é mostrar um pouco dos compositores brasileiros que fizeram músicas para violino e piano, inclusive peças totalmente desconhecidas do grande público, fruto de trabalho de pesquisa dos dois músicos.

Apresentações

CELLOFOLLIA – Música de Cinema & Pop-Rock -13 de outubro às 18h00

O grupo CelloFollia se dedica essencialmente à divulgação do violoncelo como um instrumento completo e versátil, de possibilidades expressivas infindáveis e que flui bem em qualquer linguagem estética ou estilo musical. Baseado nisso, o repertório para este concerto é dividido em dois temas, “Música de Cinema” e “Pop/Rock”. De todos os instrumentos musicais, o intenso som do violoncelo é o que mais se assemelha às características físico-acústicas da voz humana; talvez por isso, este instrumento seja tão apreciado em música popular. Além da “voz”, outro fator que faz o violoncelo ser escolhido é sua afinação em quintas, que confere um certo peso sonoro ideal por exemplo, para o Rock. As composições de “pop/rock” que serão apresentadas neste concerto incluem grandes sucessos dos anos 80, 90 e 2000.

DUO HÜBNER & PRUST – Sonatas Canônicas – 15 de outubro às 18h00

O duo Hübner & Prust apresenta um programa para dois violinos, explorando obras do período barroco da música erudita. O objetivo do projeto que o duo vem desenvolvendo é o de apresentar obras anteriores ao século XX, com interpretações que correspondem com as descritas em tratados de época, reconstituídas através da pesquisa histórica. As obras escolhidas, 6 Sonatas Canônicas, Cânone Infinito e Sonata Gulliver são de autoria de G. P. Telemann, compositor alemão do século XVIII.

DUO LIMA-LUNDBERG – Música de câmara para violino e piano – 18 de outubro às 18h00

O duo de violino e piano, formado por Dhiego Lima (spalla convidado da Orquestra Filarmônica da UFPR em 2014) e Maria Luisa Lundberg teve início no ano de 2012, quando do encontro dos dois músicos na pós-graduação em Música de Câmara no Conservatório Brasileiro de Música, sob a responsabilidade do violoncelista David Chew.

A proposta do duo é mostrar um pouco dos compositores brasileiros que fizeram músicas para violino e piano, inclusive peças totalmente desconhecidas do grande público, fruto de trabalho de pesquisa dos dois músicos. Ainda no mesmo ano o Duo ganhou o primeiro lugar no II Concurso de Música de Câmara Eduardo Tagliati. Como executante participou dos Festivais Villa Lobos, Rio Cello Encounter e Festival Brasil-Alemanha. Tem se apresentado regularmente pelas salas de concerto do Rio de Janeiro, mas já se apresentaram em outras cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba. O Duo tem sido convidado para varios projetos e series pelo Brasil como Tributo a Brahms e Rachmaninoff em 2013 na Escola de música da UFRJ, projeto Peixe Vivo da UFF, a serie Musica no Museu entre outros

Serviço:

Série Música de Câmara da Orquestra Filarmônica da UFPR

Data: 13, 15 e 18 de Outubro de 2014.

Local: Teuni – teatro experimental universitário da UFPR (Praça Santos Andrade, 50, 2º andar)

Horário: 18h00

Ingresso: Entrada Franca

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...