Ocupação: Comissão do COUN faz primeira reunião

Na última sessão do Conselho Universitário, acontecida dia 30 de outubro que definiu a adesão da UFPR ao REUNI, também foi deliberada a formação de uma Comissão formada por oito integrantes do próprio Conselho para avaliar e buscar soluções para a invasão de um grupo de estudantes na Reitoria da instituição.

A Comissão, formada por dois integrantes docentes, dois discentes, dois técnico-administrativos e dois representantes da comunidade externa, reuniu-se pela primeira vez na tarde dessa quinta-feira, 01 de novembro, para iniciar os trabalhos a que foram convocados.

Integrantes – A Comissão é formada pelos professores Mauro Lacerda Santos Filho (presidente), Dimas Agostinho da Silva; pelos técnico-administrativos Fausto Rodrigues Teixeira Filho e Rômulo de Souza Leitão Neto; pelos discentes Érico Massoli Ticianel e Karla Santos Mazia; e pelos representantes da comunidade Luiz Carlos Baeta Vieira e José Altair Monteiro Sampaio.

Todos os integrantes estiveram presentes nesse primeiro encontro. Segundo o professor Mauro Lacerda pela primeira vez em uma situação como essa – de invasão de estudantes à Reitoria da instituição – a comunidade foi chamada para, através de seus representantes legitimamente eleitos para o órgão máximo de deliberação da universidade, avaliar a situação e buscar um entedimento. ‘Nós não estamos aqui para intermediar uma negociação. Nós estamos aqui para compreender a situação e, por sermos representantes da comunidade da UFPR, levarmos ao COUN nossa avaliação sobre os fatos ocorridos’, expôs Lacerda no início dos trabalhos da Comissão.

Definições – A Comissão deverá avaliar a situação posta na UFPR pela invasão dos estudantes – que não está representada pelo DCE, já que a entidade é contra essa invasão, e levar ao COUN seu parecer. O grupo de estudantes que invadiu a Reitoria no dia 17 de outubro, continua ocupando o prédio.

Comissão reunida
Foto: Patricia Favorito Dorfman

Professores, técnicos, estudantes e representantes da comunidade
Foto: Patricia Favorito Dorfman