Obras e nova embarcação vão melhorar pesquisa no CEM

O reitor Zaki Akel Sobrinho e o vice-reitor Rogério Mulinari e comitiva de pró-reitores e assessores visitaram na manhã desta segunda-feira, 22, as obras da futura sede do curso de Tecnologia em Aquicultura da UFPR, no Balneário de Marissol, no Município de Pontal do Paraná. A primeira parte da obra, que já está no início da elevação da infraestrutura, está orçada em R$ 1,3 milhão. Prevê a construção dos laboratórios para aulas práticas das áreas de cultura de moluscos, peixes e crustáceos e biblioteca.

A segunda parte, que deverá custar aproximadamente R$ 500 mil, prevê a construção de salas de aula e gabinete para os professores. O curso já vem sendo ofertado há dois anos, na sede do Centro de Estudos do Mar, com falta de espaço físico para as aulas práticas. A nova obra ‘desafogará’ o CEM e dará melhores condições de ensino e pesquisa para os estudantes de Aquicultura. ‘Esperamos lançar o edital para a segunda parte da obra ainda no primeiro semestre para ver tudo pronto para março do ano que vem’, adiantou o reitor.

A obra é fruto de parceria com o Município de Pontal que cedeu em comodato por 20 anos o terreno, numa região nobre do balneário, a uma quadra apenas do mar. Presente na visita o prefeito de Pontal do Paraná Rudisney Gimenes manifestou sua disposição em ser parceiro da UFPR. Ele comentou sobre os benefícios para o município com a geração de um maior movimento fora de temporada com os novos alunos e professores do curso. Também tem grande expectativa quanto às tecnologias para repovoamento de camarões que o curso pesquisará nos futuros laboratórios.

Novo barco para o CEM

O reitor e o vice-reitor da UFPR fizeram também a entrega oficial de uma nova embarcação para o Centro de Estudos do Mar. Batizada de Albacora, o nome de um peixe, o equipamento terá multiusuário, pois será usado em saídas ao mar para efetuar coletas de amostras de peixes, água, e sedimento, com a intenção de controle e mapeamento da região estuária e plataforma Marítima. Será utilizado nas aulas práticas dos curso de Graduação em Oceanografia e Aquicultura. Além do Albacora, o CEM receberá outras duas embarcações, que se encontram em fase de construção. Já batizadas de Araúna e Coriolis, serão destinadas à Graduação e à Pós-graduação respectivamente.

Participaram do ‘batizado’ do barco, feito com um ‘banho’ de champanhe, Zaki Akel, Rogério Mulinari, o prefeito Rudisney, a diretora do CEM, professora Eunice da Costa Machado e o diretor do Setor de Ciências da Terra, Edson Mitishita. Ela comentou da satisfação em ver atendidas algumas demandas do Centro que passou por grandes dificuldades de manutenção da estrutura física. Hoje o Centro é reconhecido como campus e a diretora tem convicção de que a unidade, com seu plano diretor, poderá melhorar em muito a parte de estrutura física. O reitor lembrou ainda que a unidade teve a frota de veículos recentemente aumentada e que deverá em breve receber também um micro-ônibus.

Batizado da embarcação

Obra da sede do curso de Tecnológo em Aquicultura
Foto: Leonardo Bettinelli

Reitor confere projeto da sede do curso de Aquicultura