Alunos de nove países concluem 1º curso da Unila

Alunos de nove países da América Latina participaram da primeira especialização da Unila, oferecida em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em cerimônia realizada na última sexta-feira (19/3) e conduzida pelos reitores das respectivas universidades, os estudantes ouviram relatos sobre a importância da cooperação no ambiente universitário.

No primeiro evento após tomar posse da Reitoria da Unila, Hélgio Trindade agradeceu o apoio da UFPR no processo de implantação da Universidade. A colaboração da instituição tutora possibilitou à Unila a concretização de diversas atividades acadêmicas antes de sua criação oficial.

“Nossa relação com a UFPR permitiu que legalmente pudéssemos fazer esses atos, como a criação do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea), a realização das Cátedras Latino-Americanas e do curso de especialização. Valorizamos não só a cooperação administrativa, mas a acadêmica.”

Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR, manifestou o orgulho de sua instituição participar da histórica criação da Unila e de trabalhar com Hélgio Trindade que, em suas palavras, “é uma pessoa que muito contribuiu para a educação superior do País”. Ele também ressaltou que sua equipe apoia a implantação da UNILA “com o sentido público do trabalho”.

Na conferência “Gestão e Avaliação”, Zaki Akel Sobrinho compartilhou com os alunos a experiência da UFPR nas políticas de avaliação institucional adotadas pela universidade. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição, Sérgio Scheer, proferiu a palestra “Avaliação e Política de Pesquisa e C&T”.

Scheer falou sobre a política de Estado para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país e apresentou o plano de ação 2007-2010. Ele destacou que as universidades estão na base do sistema nacional de pesquisa e que há tendência de os países se unirem no desenvolvimento de investigação científica. “A Unila mostra esse novo cenário de programas multinacionais”.

As alunas Lisbeth Paganotto, brasileira, e Gloria Miranda, mexicana, destacaram, em nome da turma de especialização, o efeito multiplicador que a especialização terá graças à diversidade de informações. “O programa do curso andará conosco”, declarou Glória.

Emocionada, a professora Stela Meneghel agradeceu o apoio de instituições e pessoas que contribuíram para a efetivação do curso. “Podem ter certeza que vocês protagonizaram uma das coisas mais importantes que eu já fiz na vida”, revelou. Sotuyo comentou a satisfação do PTI de poder participar de uma iniciativa acadêmica em prol da integração latino-americana, um dos objetivos do Parque. “Quero dizer que esse início é maravilhoso para a nossa direção.”

O curso também teve o apoio do Instituto Internacional para la Educación Superior en America Latina y Caribe (Iesalc/Unesco) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso ocorreu entre outubro de 2009 e março de 2010 e foi ministrado por professores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela.

Primeira turma de especialização formada pela Unila, em parceria com a UFPR
Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Link(s) relacionado(s):