Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

O reitor toma posse em Brasília

Para os presentes o reitor Carlos Moreira Júnior falou um pouco das metas e realizações da primeira gestão, os próximos desafios, além de agradecer a toda a comunidade universitária por tê-lo reconduzido ao cargo. Confira o discurso:

‘Hoje termina e, ao mesmo tempo, começa um novo mandato de reitor frente à Universidade Federal do Paraná. É momento de se fazer uma reflexão sobre os últimos quatro anos. Uma reflexão madura e consciente, que traga luz para os anos que virão. Em realidade foram quatro anos de muita luta. Luta para consolidar conceitos como o da “Universidade do Paraná”, onde passamos a cooperar com todas as universidades públicas do Estado, fazendo intercâmbio de alunos e docentes, experiências científicas e inovações administrativas.

Luta para promover um dos maiores processos de abertura de uma universidade pública para a sociedade brasileira, sua real proprietária e mantenedora. Por assim acreditarmos, instituímos o PROVAR – Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes preenchendo todas as vagas da Universidade e dando oportunidade para milhares de estudantes que estavam à margem do ensino superior público e gratuito. Da mesma forma, fomos pioneiros na implantação de políticas afirmativas entre as universidades brasileiras, democratizando o acesso à UFPR através das cotas para estudantes negros e de escolas públicas.

Em meu discurso de posse de 2002 afirmei que teríamos como princípio inegociável a defesa da universidade pública, gratuita, com mais qualidade e mais compromisso social, e que para selar o compromisso entre universidade e sociedade seria preciso: equidade no ingresso; excelência na graduação; formação da cidadania; capacitação da instituição em atender a comunidade; avaliação pública do trabalho realizado. Após quatro anos de mandato tenho total convicção de que perseguimos todas estas metas.

Foi por perseguir essas metas que investimos esforços na concretização da UFPR Litoral. Levar a Universidade para o Litoral foi fator importantíssimo para uma região que tanto necessitava de investimentos do Estado a fim de diminuir desigualdades e promover o desenvolvimento regional. Não resta dúvida a respeito do imenso alcance social que a implantação da UFPR Litoral conseguiu e conseguirá fazer nos próximos anos. Cabe aqui um agradecimento especial ao Ministério da Educação e ao Governo do Paraná por ter nos apoiado incondicionalmente nesta empreitada.

Internamente continuamos a perseguir nossas metas. A ampliação do sistema de pós-graduação com a criação de novos cursos e a melhoria da qualidade de outros já existentes manteve a pesquisa como um dos pilares da UFPR.

A ampliação do ensino técnico-profissionalizante, expansão do ensino a distância, a extensão levada a regiões necessitadas como o Vale do Ribeira, melhorias na infra-estrutura da Universidade, a TV e a Rádio da UFPR, o apoio aos cursos de graduação e ao sistema de bibliotecas, o suporte incondicional ao sistema de restaurantes universitários, com a manutenção do preço da refeição a R$1,30 durante toda a gestão, e tantas outras ações, fazem dessa, uma gestão vencedora!

Propusemo-nos a fazer muito, conseguimos realizar a maioria, sabemos que ainda nos faltou cumprir algumas metas, mas o que nunca faltou foi ação. Ação que se traduziu principalmente em obras físicas, saneamento da situação financeira da Universidade e apoio a todos os setores de ensino. Também não podemos deixar de registrar o trabalho desenvolvido nos hospitais universitários que deixaram de ser um problema para ser solução para o atendimento da população menos favorecida e de tantas doenças que exigem tratamentos de alta complexidade. A FUNPAR – Fundação da UFPR teve ação decisiva no apoio a esses hospitais e a diversos programas da Universidade.

Exercitamos na prática a pluralidade e a forma participativa de gestão juntamente aos Conselhos Superiores da instituição. Aos membros desses Conselhos o meu mais sincero agradecimento pelo trabalho conjunto em prol de nossa Universidade.
Sabemos dos desafios que teremos de enfrentar para o próximo mandato, porém reitero o que disse há quatro anos atrás: “Sejamos pessoas positivas, com humildade para ouvir e determinação para mudar, pois é somente na ação que a teoria se transforma em competência. Afinal, o lema desta Universidade é Ciência e Trabalho. Portanto, UFPR continue de mangas arregaçadas. As mangas arregaçadas é mais que uma frase de efeito, é a vitória de uma idéia que deveria sempre estar na cabeça de todos”.

As metas da nova gestão estão lançadas e será necessário a mesma determinação de antes para atingi-las. O programa de acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais, a significativa ampliação dos programas de extensão para todo o Estado, em especial atenção às escolas públicas, o incremento à assistência estudantil, a internacionalização da instituição, a contínua melhoria em sua infra-estrutura e, acima de tudo, manter-se sempre avançando e com criatividade.

Quero, também, ressaltar a importância de mantermos a unidade entre os membros da comunidade universitária. O evangelho de Marcos é categórico: nenhuma casa pode subsistir se estiver dividida contra si mesma. O espírito de unidade e equipe que norteou a gestão que hoje se encerra deverá estar presente na nova gestão.

É momento de, mais do que nunca, agradecer a toda comunidade da UFPR, professores, servidores técnicos, e estudantes que sempre mostraram uma contribuição efetiva para o engrandecimento da instituição. Também à equipe da administração, vice-reitor e depois a vice-reitora, pró-reitores, direção da FUNPAR, chefia de gabinete, procuradoria, diretores de hospitais e demais unidades que fazem da UFPR um exemplo de instituição de ensino superior em todo País. Um famoso reitor de uma universidade americana uma vez disse: “Envergonhe-se, se ao morrer você não tiver contribuído de forma significativa para sua comunidade”. Tenho a certeza de que a equipe que hoje termina seu trabalho, bem como aqueles que iniciarão o novo mandato, não se envergonharão disso jamais.

Finalmente, que todos saibam de minha crença inabalável no futuro desta Universidade, no seu relevante papel de transformação social e em sua importância para nosso País. Em suas atividades residem a identidade cultural e intelectual do povo paranaense, reside também a pesquisa de ponta neste Estado, a formação de nossos filhos como profissionais e como cidadãos e certamente o ideário de uma nação livre, soberana e solidária.

Para concluir, quero dizer que há momentos na vida de um homem em que qualquer que seja a posição de seu corpo, a alma parece estar sempre de joelhos. É assim que me sinto frente à comunidade da UFPR por ter me propiciado a oportunidade de ser o primeiro reitor re-eleito da Universidade.’

Foto(s) relacionada(s):


Reitor Carlos Moreira Júnior
Foto: Arquivo

Fonte: Patricia Favorito Dorfman