Nova Universidade ofertará dois cursos em 2009

A novidade foi anunciada por Jorge Samek, Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional em visita ao reitor Zaki Akel Sobrinho na manhã desta terça-feira, dia 3 de março. Segundo Samek, enquanto a nova construção não sai do papel, dois pavilhões do Parque Tecnológico de Itaipu serão utilizados para a oferta de dois cursos da Unila. Ele não quis adiantar quais serão os cursos, garantindo apenas que serão na área de Humanas.

Na próxima segunda-feira, dia 9 de março, serão Zaki Akel e equipe que estarão em Foz do Iguaçu para a assinatura da Escritura de Doação dos 40 hectares de área da Itaipu que abrigarão a sede da Unila. Samek disse que é a área mais nobre da Usina e que ainda neste ano terá início a construção da sede, um projeto que considera grandioso, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer. O diretor destacou que a equipe de implantação da nova universidade vem trabalhando com celeridade e que uma verdadeira revolução no ensino superior está em andamento no Paraná. Salientou que durante anos a UFPR foi a única universidade federal e atualmente o Estado conta com o ex-CEFET que se tornou Universidade Tecnológica, a Escola Técnica da UFPR em Instituto Federal com sete campi no Paraná e agora a Unila, com tamanha dimensão.

A cerimônia de assinatura da Escritura Pública acontecerá às 10h30min do dia 9, dentro da programação da Reunião-Consulta sobre a pauta da área da saúde da Unila. Além de Zaki e Samek, também participarão da solenidade Carlos Mateo Barnelli, Diretor-Geral Paraguaio de Itaipu e Hélgio Trindade, presidente da Comissão de Implantação da Unila.

Sobre a Unila – A universidade será uma Universidade Federal Bilíngüe – Português e Espanhol em Foz do Iguaçu, com ensino, pesquisa e extensão em ciências e humanidades. Sua implantação está a cargo da UFPR. Samek avalia que, sem o esforço e a dedicação da UFPR seria impossível a criação desta nova universidade diferenciada para o Paraná. A universidade deverá atender aproximadamente 15 mil alunos – metade brasileiros e metade latino-americanos; terá 500 professores, divididos também em 250 brasileiros e 250 estrangeiros.

Zaki Akel e Jorge Samek em reunião sobre a Unila
Foto: Juarez Velozo