Vestibular 2017/2018: 1.ª chamada complementar começa quinta (8/2) e mobilizará 1.042 candidatos para 466 vagas

A primeira data de convocação para Registro Acadêmico da 1.ª Chamada Nominal Pública do Vestibular 2017/2018 será nesta quinta-feira (8) para cursos de três campi: Curitiba, Pontal do Paraná, Palotina e Setor Litoral (Matinhos). No caso de Curitiba e Pontal do Paraná, haverá um segundo dia de convocação, na sexta (9). Já para os cursos do campus de Jandaia do Sul, a convocação ocorrerá apenas na sexta.

Os horários-limite para apresentação dos candidatos, definidos por opção de curso, podem ser consultados aqui. Os convocados para os cursos de Pontal do Paraná também deverão se apresentar em Curitiba, onde a 1.ª Chamada Nominal Pública será realizada na Sala 200, no 2.º andar do Prédio Histórico, localizado na Praça Santos Andrade.

De acordo com cálculo inicial do Núcleo de Concursos (NC-UFPR), existem ainda 466 vagas após concluído o processo de Registro Acadêmico da Chamada Geral (a lista dos aprovados dentro das 5.439 vagas). Para essa 1.ª Chamada Pública Nominal, foram convocados 1.042 candidatos. As listas de convocados foram divulgadas pelo NC-UFPR no último dia 2.

Processo dinâmico

Muito aguardadas por quem por pouco ficou fora das vagas no vestibular, as chamadas complementares da UFPR têm dinâmica bem diferente do Registro Acadêmico da Chamada Geral.

Chamadas complementares mobilizam mais candidatos do que o número de vagas remanescentes. Na foto, o coordenador do NC-UFPR, Mauro Belli, conduz uma sessão em 2014. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR, 18/1/2014

Funcionam da seguinte maneira: dentro de uma faixa de horário informada em edital, os convocados em cada uma das opções de curso em que sobraram vagas são reunidos em uma mesma sala, onde serão chamados pelo nome, em sequência estritamente de acordo com a ordem de classificação no vestibular. A chamada é parada tão logo o número de vagas remanescentes for preenchido ou se a lista de convocados acabar.

Daí o termo “chamada pública nominal” — o processo é feito em público e os convocados precisam no mínimo estar presentes se quiserem ter direito à vaga. Quem não puder comparecer poderá ser representado por um procurador, dentro das regras do edital. Quem for chamado e não estiver presente perderá o direito à vaga. Os candidatos que não forem chamados permanecerão na lista de espera.

Mais gente

Para as chamadas públicas nominais, são convocados mais candidatos do que o número de vagas remanescentes em cada curso: até o triplo em cada lista de concorrência. Portanto, não é porque o candidato foi convocado que a vaga está garantida.

Isso porque o processo considera que nem todos os convocados comparecerão à chamada no horário certo ou mesmo terão toda a documentação em mãos, dois critérios que definem, já de início, quem pode conseguir a vaga.

Horário-limite

Segundo o edital de convocação, os horários-limites estabelecidos para cada opção de curso se referem ao horário em que as portas das salas serão fechadas e terá início a chamada. As portas são abertas 20 minutos antes dos horários-limites, para que os convocados se acomodem para a sessão pública.

Portanto, é necessário que os candidatos cheguem ao local da chamada com antecedência, uma vez que serão considerados concorrentes somente os candidatos que estiverem na sala dentro do horário-limite.

Documentação

Na Chamada Pública Nominal, o Registro Acadêmico do candidato é feito no mesmo dia, na sequência da apresentação dele depois que seu nome é chamado durante a sessão pública.

Candidatos que têm seus nomes chamados devem apresentar documentação completa na sequência. Foto: Rodrigo Juste Duarte, 6/3/2014

Com isso, o edital estabelece que, ainda que o candidato compareça à sessão e tenha seu nome chamado, ele será substituído pelo próximo convocado da lista caso não possua a documentação necessária para o Registro Acadêmico. Não existe possibilidade de matrícula condicional, como ocorre no Registro Acadêmico da Chamada Geral.

A documentação necessária, conforme a lista de concorrência que o candidato escolheu, está descrita no item 10.12 do edital do vestibular, publicado em agosto do ano passado.

Locais

Nesta quinta, os convocados para cursos de Palotina deverá comparecer à Secretaria de Graduação (R. Pioneiro, 2153) dentro dos horários-limites de cada opção de curso.

Em Curitiba, as sessões ocorrerão no Prédio Histórico e serão separadas por grupos de cursos. Em Matinhos, os convocados precisam estar no Auditório Juliano Fumaneri Weiss, que fica no Setor Litoral (R. Jaguariaíva, 512).

Na sexta, serão realizadas as sessões de Jandaia do Sul, na Secretaria da Graduação (R. Dr. João Maximiano, 426). Também na sexta continua a chamada em Curitiba. Haverá três sessões no dia 9.

Mais chamadas complementares

Estão previstas neste ano mais três chamadas complementares a fim de preencher vagas remanescentes do Vestibular 2017/2018.

A previsão é de que a convocação para a 2.ª Chamada Pública Nominal ocorra no próximo dia 27, com sessões públicas nos dias 5 a 7 de março. A 3.ª Chamada Pública Nominal deverá ter convocação em 15 de março, com registros nos dias 21 e 22 de março. A convocação para a quarta e última chamada complementar está programada para ocorrer em 8 de agosto. As sessões referentes a ela ocorreram provavelmente entre 14 e 16 de agosto.

É importante que os candidatos que ficarem na lista de espera continuem atentos a eventuais retificações de datas. Os editais serão publicados no site do NC-UFPR, no link do vestibular.