Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR regulamenta atividades de ensino na pandemia e aprova calendário acadêmico de 2020

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Paraná aprovou, por unanimidade, o calendário do ano letivo de 2020 e, por maioria, a resolução que regulamenta as atividades de ensino no contexto das medidas de enfrentamento da pandemia de covid-19. A sessão extraordinária on-line, que começou na tarde do dia 7 de abril, foi interrompida após seis horas de deliberação e retomada hoje (8), para finalização e votação do calendário.

A minuta da resolução levada ao Cepe foi resultado de consultas e diálogos com a comunidade universitária, envolvendo professores, estudantes e técnicos-administrativos. O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que a decisão pelo novo ciclo de atividades remotas busca atender a diversidade e heterogeneidade das mais diferentes áreas da instituição e a todos os estudantes, em particular àqueles com vulnerabilidade sócio-econômica. “A UFPR não parou em todos esse período de pandemia. Fizemos ciclos de Ensino Remoto Emergencial (ERE), desde o ano passado, que atenderam mais de 90% dos nossos estudantes de graduação. Nesse novo ciclo que deliberamos, damos um passo adiante fazendo a retomada do calendário”.

Segundo a resolução 22/21-Cepe, as atividades de ensino dos cursos de educação superior, profissional e tecnológica da UFPR poderão ocorrer de forma remota ou híbrida, conforme os níveis de restrição impostos pela pandemia. A liberação ao ensino híbrido ficará condicionada aos comitês de biossegurança.

Com a aprovação do calendário acadêmico de 2020, as atividades serão retomadas a partir do dia 12 de abril, com a oferta de disciplinas. A integralização curricular ficou contemplada na resolução pela garantia nas matrículas ofertadas anteriormente à suspensão do calendário, em março do ano passado, e pela oferta de novas disciplinas.

O período de oferta de novas disciplinas do ano letivo de 2020 será de 12 a 26 de abril. A solicitação de matrículas pelos estudantes, através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), poderá ser feita de 28 a 29 de abril. O início das aulas do ano letivo de 2020 será no dia 03 de maio. Conforme o calendário acadêmico aprovado, o início do ano letivo de 2021 está previsto para o mês de setembro.

As resoluções 22/21, que regulamenta o retorno das atividades de ensino, e 23/21, que estabelece o calendário acadêmico do ano letivo de 2020, estarão disponíveis em breve na página da Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC).

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca fala sobre a retomada do calendário acadêmico 2020

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus


Foto em destaque: Marcos Solivan

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...