Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa de projeto que busca memórias cotidianas da pandemia

Registrar a cotidianidade das pessoas comuns numa cápsula de memória, constituída por um recurso que tem sido cada vez mais corriqueiro: os áudios de Whats App.  O objetivo do projeto “Arquipélago de memórias: pandemia e vida cotidiana de professores/profissionais da educação, estudantes e pais/mães de alunos (famílias)” é trabalhar com um acervo de vivências e experiências de homens, mulheres e crianças do país todo. A UFPR é uma das instituições envolvidas na iniciativa, capitaneadpela Universidade Federal de Goiás. 

As professoras Gizele de Souza e Andrea Bezerra e a pesquisadora Franciele Ferreira França, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil, estão envolvidas com o desafio. O procedimento é simples: para estar na cápsula, basta acessar um dos links disponíveis no site do projeto e enviar seu relato, em áudio. 

A ideia, segunda Gizele, é obter colaboração do Norte ao Sul, para expressar a diversidade do país e trazer de forma ampla a dimensão do cotidiano de pessoas comuns. Ela conta que a rede surgiu a partir da professora da UFGValdeniza Barra. “Essa colaboração entre instituições parceiras abre uma perspectiva democrática e horizontal de parcerias”, explica. Em 2023, quando a cápsula for finalmente aberta, as universidades que cooperam poderão utilizar os depoimentos como base para diferentes pesquisas. 

De acordo com a professora, a cápsula do tempo também cumpre a função de um legado para a vida futura, produzindo memórias sobre os impactos que a pandemia trouxe e traz para a vida ordinária, para o cotidiano. “Muitas dessas pessoas poderiam estar invisíveis”, destaca. “As pessoas que estarão ali representadas são aquelas com as quais convivemos cotidianamente”.  

O acervo digital de relatos orais não precisa necessariamente ter relação com a vida escolar, embora a plataforma se divida em depoimentos de pais, alunos e professores. A ênfase no aspecto educacional, de acordo com ela, ocorre por ser este um fator que se entrelaça com a vida cotidiana. 

“Material na virtualidade” 

A professora Andrea Bezerra, que também faz parte dos grupos OCUPP e do GPHIE, comenta que a cápsula é simbólica, mas é “material na sua virtualidade”, já que traz depoimentos coletados a partir de uma ferramenta muito utilizada na comunicação entre as famílias e dessas com as escolas: o Whats App. 

Os participantes podem enviar quantos depoimentos quiserem, de até cinco minutos, contando suas vivências e experiências durante a pandemia. A cada período, serão feitos levantamentos sobre o número de áudios coletados e suas respectivas regiões. Depois de aberta a cápsula, será mantido o anonimato daqueles que enviaram o seu material. 

Gizele destaca que o projeto não trabalha com hipóteses. A ideia é justamente deixar com que os relatos falem por , não para um ouvinte, mas para uma cápsula. A franqueza dos depoimentos das crianças, por exemplo, é um aspecto que poderá ser encontrado. “É um projeto de coleta, de recolha de fontes que já tem uma completude em sí”, indica. 

Os desafios futuros também são o pensar e produzir ciência a partir da fala e da experiência das pessoas comuns. “A atividade histórica não tem a função de resolução imediata das coisas da vida”, sinaliza Andrea, que também reforça importância de se produzir possibilidades para tratar da memória coletiva da pandemia. “A finalidade é constituir um acervo para que se compreenda o que vivemos nesse momento, depois de um adormecimento”, afirma.  

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...