Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR na vanguarda com vestibular para o curso de Letras-Libras; resultado está disponível no portal

Jefferson (em pé): "É um momento histórico para a Universidade". Foto: Ana Assunção/ACS da UFPR.
Jefferson (em pé): “É um momento histórico para a Universidade”. Foto: Ana Assunção/ACS da UFPR.
O processo seletivo 2014-2015 promovido para a escolha dos 30 novos alunos do Curso de Licenciatura em Letras-Libras, cujo resultado foi divulgado nesta segunda-feira (dia 26), reforça a posição de vanguarda da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no reconhecimento e na valorização de um importante segmento da sociedade. No mesmo dia, a UFPR divulgou a lista dos 60 candidatos aprovados no processo seletivo para o curso de Direito que participam do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Os elogios ao processo seletivo de Letras-Libras foram reafirmados por todas as autoridades que participaram, hoje (dia 27), da divulgação oficial dos resultados do vestibular do curso que, pela primeira vez, foi promovido pela universidade – uma das seis únicas do Brasil a oferecer a formação nesta língua.
Os 30 alunos aprovados (22 surdos e oito ouvintes) disputaram as vagas entre 106 candidatos e farão seu registro acadêmico em 3 de fevereiro. De todas as questões das provas dos candidatos, vinte foram disponibilizadas em Libras.
“Hoje não é a inauguração do curso, mas um dia especial para os candidatos aprovados e para a UFPR”, comentou o reitor em exercício, Rogério Andrade Mulinari. “Faço um agradecimento especial a todos os que participaram deste importante projeto. Muitos se envolveram para que ele desse certo”. Mulinari destacou ainda os trabalhos do atual coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro Belli, e do anterior, Raul von der Heyde, e a parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na organização e aplicação da prova. “O professor Raul começou este trabalho e passou o bastão para o professor Mauro Belli, que aceitou o desafio e o executou com competência”, comentou.
Determinação e competência
O diretor do Setor de Ciências Humanas, Eduardo Barra, também destacou a “determinação e dedicação” do Núcleo de Concursos na realização do vestibular de Letras-Libras e elogiou ainda o papel da Reitoria no processo. “O curso saiu das salas onde foi discutido e se apresentou à comunidade externa na sua forma mais receptiva possível”, avaliou. “A direção do setor tem imensa satisfação de participar disso, espera que o curso tenha vida longa e que seja recebido pela comunidade universitária da mesma forma positiva que os outros”.
A vice-diretora do setor, Lígia Negri, disse que recebe o curso “com prazer” e afirmou : “Estava na hora de este curso se integrar à UFPR para atender a uma comunidade que não tinha sua língua reconhecida”.
Representando a coordenadora de Letras-Libras, Sueli Fernandes, Jefferson Diego de Jesus fez um agradecimento especial à UFPR e ao Núcleo de Concursos pela promoção do concurso e elogiou ambos pelo trabalho. “É um momento histórico para a Universidade. Este projeto demandou vários esforços. Não esperávamos que houvesse tanta procura pelo curso”, avaliou Jeffferson, que considera o modelo adotado pela UFPR na realização do concurso exemplo para o País.
Pronera
O reitor em exercício da UFPR, Rogério Mulinari, também destacou a promoção do processo seletivo dos 60 alunos do curso de Direito que participam do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Resultado de convênio entre a UFPR e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o programa foi criado para ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados mediante a oferta de cursos de graduação ou pós-graduação, em diversas áreas do conhecimento, destinados à qualificação deste público para a promoção do desenvolvimento sustentável dos assentamentos.
Deste processo seletivo, participaram 297 candidatos, o que se traduz em uma proporção candidato/vaga de 4,95. O resultado do processo seletivo – feito exclusivamente com base no desempenho dos candidatos no Enem – foi divulgado nesta segunda-feira, dia 26, e está disponível no site do Núcleo de Concursos (http://www.nc.ufpr.br/), onde também consta a lista de documentos necessários para a matrícula.
“É uma turma especial, que será aberta dissociada dos cursos tradicionais, mas com os mesmos professores e o mesmo currículo”, comentou Mulinari, que divulgou também o calendário de matrícula dos alunos. Os aprovados deverão fazer seu registro acadêmico no Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (NAA), localizado à Praça Santos Andrade, 50, centro de Curitiba (Prédio Central da UFPR), entre 23 e 26 de fevereiro de 2015, das 9h00min às 11h00min. As chamadas complementares serão realizadas em 5 e 16 de março de 2015.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Abertas inscrições para Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna
Estudantes já matriculados e pessoas com interesse em ingressar nos programas de mestrado e doutorado...
Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
Atenção: o prazo para inscrição foi prorrogado até as 23h59 do dia 01 de maio O Núcleo de Idiomas (Nucli...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...