Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Netos do engenheiro militar Baêta de Faria resgatam as memórias do avô nos 100 anos da UFPR

Reinaldo Baêta e Vivian Curial Baêta de Faria - Foto: Leonardo Bettinelli
Reinaldo Baêta e Vivian Curial Baêta de Faria - Foto: Leonardo Bettinelli

Na proximidade do centenário da UFPR, alguns resgates são incondicionalmente importantes para contar, em recortes, essa história de vários palcos e de muitos atores. Nesse sentido, a lista de pessoas que fizeram esse percurso é, certamente, incontável. Mas todas, sem exceção, merecem ser homenageadas e reconhecidas.

Não poderia ser diferente em se tratando dos netos daquele que foi o precursor de uma feliz ideia: a projeção do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, o engenheiro militar Guilhermino Baêta de Faria. A engenheira civil Vivian Curial Baêta de Faria e o arquiteto Reinaldo Baêta são descendentes diretos de dois dos sete filhos do engenheiro. Também são ex-alunos da universidade.

Lembranças ─ “Se eu tivesse que escolher em conhecer alguém durante minha vida, com certeza seria o meu avô”, contou a neta Vivian. Por sua vez, Reinaldo lembrou que ambos não tiveram o privilégio de conhecê-lo, visto que o engenheiro nasceu em 1876 e faleceu em 1939. “Dos sete filhos do nosso avô, apenas uma ainda é viva, atualmente com 92 anos. Chama-se Mercedes Baêta Ludovici, graduou-se em Medicina com a primeira turma de formandos do curso na UFPR”, relembrou Reinaldo.

“Crescemos vendo as fotos do Prédio Histórico na casa da nossa avó paterna. Foi uma memória sempre presente na nossa infância e adolescência, enriquecida pelos comentários positivos a respeito do avô Baêta. Desse acervo de recordações, sempre ficou muito nítido para nós o lado humano dele e o tratamento diferenciado que despendia aos seus subordinados”. O neto Reinaldo esteve em contato com a universidade durante seis anos, tempo necessário para a elaboração das pesquisas que resultaram no livro “Baêta de Faria ─ Um empreendedor nos primeiros anos da República (1876 – 1936)”, de autoria do historiador Marcelo Saldanha Sutil, publicado em 2006.

Baêta de Faria ─ “Interessante ressaltar que nosso avô não foi somente o criador do projeto do Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, ele foi ainda o primeiro professor catedrático da disciplina de Resistência dos Materiais e Estabilidades das Estruturas do curso de Engenharia Civil da UFPR”, disse Vivian. Outro fato que merece ser mencionado é que a Praça Santos Andrade não existia naquela época, portanto, a fachada do prédio foi projetada de frente para um terreno baldio, explicou.

Sonho ─ “Gostaríamos muito de tê-lo conhecido, refletiram novamente os primos. Juntos, eles reverenciam a memória do avô em cada uma das vezes que passam pela frente do edifício, obra viva e testemunha do sonho de um grande empreendedor e empresário que, se hoje estivesse presente entre nós, com certeza diria: valeu a pena”, concluíram.

Leia também:

Ex-reitor Carlos Faraco: centenário da UFPR remete à criação genial da sociedade paranaense
A Universidade dos Paranaenses está prestes a completar 100 anos
No centenário da UFPR a parceria com a Itaipu mostra muitos resultados
Centenário da UFPR: ex-reitor Carlos Antunes diz que a UFPR foi a maior invenção dos paranaenses
Presidente da Fecomércio elogia a UFPR como ex-aluno e parceiro
Prédio Histórico ganha uma nova iluminação no dia do centenário

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...