Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Pedagogia cria Rede de Apoio para estudantes durante pandemia; grupo virtual para mães inicia em julho

Criar espaços de interlocução entre as mães estudantes do curso de Pedagogia da UFPR, para que possam compartilhar experiências e dialogar sobre os desafios de maternar e estudar – com o suporte de profissionais. Com essa proposta, foi criado o grupo virtual “Mães estudantes da Pedagogia”, em aplicativo de mensagens instantâneas. O projeto integra a Rede de Apoio criada pela coordenação do curso para assistir os estudantes durante a pandemia de covid-19.

As interações no WhatsApp começam na próxima semana, a terceira de julho. Reuniões virtuais serão realizadas para discussões de temáticas de interesse do grupo e mapeamento e divulgação de atividades promovidas por instituições parceiras. As estudantes encontrarão espaço para dividir medos e dúvidas, contar suas histórias e compartilhar estratégias. Estão previstas rodas de conversa, cursos, lives e palestras.

“O curso de Pedagogia tem cerca de 800 estudantes, e aproximadamente 90% são mulheres. Muitas se desdobram para desempenhar os papéis de mães, profissionais e estudantes e, assim como ocorre no nosso país como um todo, muitas são responsáveis pela única ou principal fonte de renda de suas famílias”, destaca a coordenadora do projeto, professora Rebeca Szczawlinska Muceniecks. A iniciativa visa atender estudantes da área. Para participar, clique aqui

A compreensão de que os desafios que a mulher enfrenta ao ser mãe e desempenhar múltiplos papéis na sociedade podem gerar sobrecarga – emocional, intelectual, financeira – motivou a ação. “No âmbito acadêmico, pode gerar sensação de isolamento, angústia e incapacidade de lidar com as responsabilidades assumidas. Em alguns casos, até levar ao trancamento ou à desistência do curso”, explica a docente do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da Universidade.

A intenção, informa Rebeca, é ampliar o projeto e criar grupos de apoio que contemplem também estudantes de outros cursos, professoras e técnicas da Federal do Paraná.

Rede de Apoio

A coordenação do curso de Pedagogia criou, no início do mês de maio, uma Rede de Apoio para auxiliar estudantes do curso a lidarem com desafios da pandemia. Docentes participam das ações, que ocorrem em três frentes de trabalho: apoio psicológico e emocional, apoio pedagógico e apoio material. A articulação resultou no levantamento das principais dificuldades e necessidades enfrentadas pelos alunos – alguns perderam emprego ou relataram impacto em fontes de renda -, produção de newsletter e doação de recursos financeiros a estudantes.

Assista ao vídeo sobre a Rede de Apoio do Curso de Pedagogia, disponível na página do Facebook.

Acesse, neste link, o formulário para participar do grupo virtual “Mães estudantes da Pedagogia”.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...