MUSA recebe exposição de Iberê Camargo e organiza cursos para formação de professores

Serão apresentadas 43 gravuras em metal, sendo cinco delas de Iberê e 38 de artistas participantes do “Programa Artista Convidado do Ateliê de Iberê”, programa que leva anualmente a Porto Alegre artistas que produzem na mesma técnica e que utilizam durante uma semana o ateliê que pertenceu ao artista.

SOBRE IBERÊ CAMARGO – Reconhecido por seus carretéis, ciclistas e idiotas, o artista nunca se filiou a correntes ou movimentos. Desde a juventude, mostrou-se atraído por personalidades independentes, como Guignard e Goeldi. Na Europa, estudou com mestres como Giorgio de Chirico, Carlos Alberto Petrucci, Antônio Achille e André Lothe.

Ao longo de sua vida, Iberê Camargo sempre exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual. Teve sua obra reverenciada em exposições de renome internacional, como a Bienal de São Paulo, a Bienal de Veneza, a Bienal de Tóquio e a Bienal de Madri, e integrou inúmeras mostras no Brasil e em países como França, Inglaterra, Estados Unidos, Escócia, Espanha e Itália.

O pintor morreu aos 79 anos, em Porto Alegre, em agosto de 1994, deixando um acervo de mais de sete mil obras. Grande parte delas foi deixada a sua esposa, Sra. Maria Coussirat Camargo, e integra hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – Com o objetivo de apresentar a exposição a educadores para que possam utilizá-la como instrumento didático, junto a seus alunos em sala de aula, bem como potencializar a fruição dos estudantes na exposição, a Fundação Iberê Camargo promove um Encontro de Formação de Professores. O encontro terá entrada franca e ocorrerá dia 18 de outubro, das 8h às 12h ou das 14h às 18h, no salão nobre da Faculdade de Direito – Praça Santos Andrade, 50 – 1º andar. Será aberto a educadores de toda região e aos demais interessados em arte educação. A proposta é apresentar a exposição aos professores oferecendo subsídios para um trabalho em sala de aula altamente qualificado.

No encontro, Silvana Boone, curadora da mostra “Gravura em metal: matéria e conceito no Ateliê Iberê Camargo” e Mauren de Leon, coordenadora do Programa Escola da Fundação Iberê Camargo abordarão questões pertinentes às especificidades da exposição e seu foco curatorial, bem como o processo de trabalho de alguns artistas em questão. Mauren abordará ainda alguns aspectos da obra de Iberê Camargo, seu desdobramento na gravura em metal, relacionando-os a alguns artistas da mostra. Vale lembrar que o Encontro de Formação de Professores constitui uma parte importante do Programa Escola, já que ele fornece aos professores a oportunidade de conhecer mais sobre a exposição que estarão visitando com seus alunos.
Para participar do evento, os interessados devem inscrever-se gratuitamente no MusA pelo telefone (41) 3310-2603. Será fornecido certificado para o encontro. O agendamento de escolas ou turmas também deve ser feito no Museu pelo telefone (41) 3310-2603.

EVENTO PARALELO – Aproveitando a exposição no MUSA e o curso de formação de professores também será lançado, no dia 25 de outubro, às 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer, o “Catálogo Raisonné Iberê Camargo – Volume I de Gravuras”. O mesmo evento contará com a palestra “Iberê e a permanência”, com Mônica Zielinsky, coordenadora do projeto de catalogação da Fundação Iberê Camargo e professora do Instituto de Artes da UFRGS.

SERVIÇOS:

Abertura da exposição de Iberê Camargo no MUSA, dia 17 de outubro, às 19 horas. A mostra estará aberta à visitação do dia 18 de outubro ao dia 17 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas e sábados, das 9h às 13 horas. INFORMAÇÕES: 3310-2603.

Encontro de Formação de Professores, dia 18 de outubro, das 8h às 12h ou das 14h às 18h, no salão nobre da Faculdade de Direito – Praça Santos Andrade, 50 – 1º andar. INFORMAÇÕES: 3310-2603

Lançamento do Catálogo Raisonné Iberê Camargo – Volume I de Gravuras e palestra “Iberê e a permanência” no Museu Oscar Niemeyer, dia 25 de outubro, às 19 horas. INFORMAÇÕES: 3310-2603

Amílcar de Castro

Link(s) relacionado(s):