Ministra do Meio Ambiente visitou doutorado e fez palestra na UFPR

Marina Silva inteirou-se sobre a necessidade de maior autonomia da Unidade em âmbito acadêmico, conforme propôs o professor José Milton Andriguetto, coordenador do curso.

Outra necessidade é a integração dos projetos de pesquisa desenvolvidos no curso com os demais setores da UFPR. Na sede do Programa, dialogou com os professores do doutorado sobre alguns estudos desenvolvidos. Um dos assuntos de destaque foi o crescimento das cidades, tendo como foco a Região Metropolitana de Curitiba, o espaço costeiro e a realidade do litoral paranaense, assim como a reconstrução dos espaços rurais. A ministra considerou a importância do envolvimento do Ministério com as universidades para maior incentivo à pesquisa com vistas a um crescente manejo de competências.

Marina Silva também explicou as prioridades do Ministério neste fim de mandato e disse que é preciso “manter as diretrizes de uma política ambiental integrada ou transversal aos grandes eixos como o desenvolvimento sustentável contando com o controle e participação da sociedade são algumas das propostas conduzidas atualmente pelo Ministério do Meio Ambiente”.

Palestra – Destacando a importância da grande mobilização formada em torno do meio ambiente, situou o tema como o “desafio do nosso século”. Na abertura do diálogo sobre a “Política Ambiental Brasileira”, considerou o Ministério do Meio Ambiente um Setor ainda jovem que abriga em seus 14 anos de existência um grande nível de amadurecimento.

A Ministra destacou como uma verdadeira “conquista da sociedade a construção de um processo público de normatização da área”. Destacou também como de grande importância a ação integrada de todos os setores da administração pública no desafio da sustentabilidade, não só ambiental, mas também no segmento socioeconômico. Citou ainda alguns problemas afetos à área no País como o déficit de implementação da legislação ambiental.

Com o Reitor – O primeiro encontro da ministra na UFPR ocorreu no Gabinete da Reitoria. Marina Silva foi recebida pelo reitor Carlos Augusto Moreira Júnior que explicou as atividades desenvolvidas pela instituição na área ambiental. Além de pesquisas, do programa da Agenda XXI, do programa do curso de Engenharia Ambiental, ela conheceu o projeto pedagógico da UFPR Litoral, em que a prioridade é a valorização dos recursos naturais do litoral paranaense. Depois da visita ao Doutorado em Meio Ambiente a ministra fez palestra sobre a Política Ambiental Brasileira. Centenas de professores, pesquisadores e estudantes lotaram o auditório do Setor de Ciências da Saúde.

Ministra Marina Silva com professores do Doutorado em Meio Ambiente

Ministra Marina Silva no Gabinete da Reitoria