Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestrado em Meio Ambiente será lançado em julho de 2007

Representantes da UFPR, do Senai Paraná e da Universidade de Stuttgart, Alemanha, anunciaram no início dessa semana o lançamento do curso de mestrado profissionalizante em Meio Ambiente Urbano e Industrial para julho de 2007. Será o primeiro curso de mestrado profissional oferecido como resultado de uma parceria entre as três instituições.

O curso terá duração de dois anos e vai abrir 50 vagas, sendo cinco para bolsistas. Além disso, vai disponibilizar 24 professores doutores, mestres e especialistas, que orientarão os alunos em 35 disciplinas na área de meio ambiente e em suas teses de mestrado.

‘Será uma forma de aproximar ainda mais Brasil e Alemanha não apenas na área industrial mas também nos setores de economia e meio ambiente’, considerou Uwe Menzel, coordenador geral do projeto e chefe da área de trabalho de ‘Tecnologia de Águas e Efluentes da Indústria’ da Universidade de Stuttgart.

‘Um mestrado na área de meio ambiente é uma iniciativa muito importante para qualquer instituição de ensino e pesquisa’,completou Maria Lúcia Masson, coordenadora geral dos cursos de pós-graduação da UFPR. ‘Há ainda a possibilidade da dupla titulação, que traz uma nova dimensão para o aluno e valoriza o relacionamento entre as instituições e os países.”

‘Estamos iniciando mais um ciclo educacional no Senai. Estruturamos a unidade em programas de qualificação na área ambiental, cursos técnicos e de pós-graduação. Agora, realizamos o sonho que é o mestrado profissionalizante na área de meio ambiente’, comemorou Luiz Henrique Bucco, diretor de Operações do Senai Paraná.

O projeto é fomentado pelo Ministério da Economia do Estado de Baden-Württemberg e subsidiado financeiramente pelo Deutscher kademischer Austausschdienst (DAAD), que é a instituição alemã responsável por intercâmbios internacionais acadêmicos. O projeto de cooperação internacional também contou com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, através da Agência Brasileira de Cooperação.

Fonte: FIEP