Embaixador Luiz Henrique fala sobre cooperação internacional na UFPR

O encontro foi promovido pela UFPR, em parceria com o EREPAR e o CEPRI – Centro Paranaense de Relações Internacionais, órgão vinculado à Assembléia Legislativa do Paraná que tem como diretor Rafael de Lala. O Reitor Carlos Augusto Moreira Júnior abriu a reunião destacando a satisfação de ver lotado o Salão do Conselho Universitário com pessoas representativas de diversas entidades e universidades interessadas na questão da cooperação técnica internacional.

É uma área que desperta grande interesse da sociedade, incluindo setores governamentais, ONG’s e o público em geral, por possibilitar um acesso mais ágil a tecnologias, conhecimentos, informações e capacitação. O embaixador Luiz Henrique explicou que o papel da ABC é de coordenadora e responsável pelos programa e projetos, além de representante oficial do Governo nas ações de cooperação técnica. Sua vinda ao Paraná teve o intuito de estreitar as relações entre o Itamaraty e os diversos órgãos do Estado do Paraná, no sentido de que se possa aproveitar da forma mais completa possível futuras cooperações a serem recebidas ou prestadas pelas entidades.

O embaixador destacou que na área da cooperação técnica recebida bilateral o Brasil tem como maior parceiro o Japão, através da JICA, na transferência de conhecimento, que resultou em 1,2 bilhão de reais em recursos nos últimos 12 anos. Além do Japão, o Brasil também recebe cooperação de países como Alemanha, França, Canadá, Itália e Espanha. São projetos em áreas como Meio Ambiente, Saúde e Indústria. Na área da cooperação prestada, destaque para a chamada cooperação Sul-Sul (entre países do Cone Sul, da América Latina e da África, principalmente os de língua portuguesa), com destaque para os centros de formação e capacitação, onde os exemplos de parcerias mostrados foram em Hernandárias, no Paraguai, e no Timor Leste, onde foi levada a experiência da Pastoral da Criança.

Luiz Henrique explicou que as cooperações internacionais vêm se diversificando à cada dia, envolvendo ONGs, prefeituras, governos de estado e universidades. Disponibilizou o site www.abc.mre.gov.br onde as diversas entidades podem acessar os formulários com propostas de pedidos de cooperação.

Da reunião aqui (confira na relação abaixo as entidades que participaram do encontro) o embaixador levou sugestões e propostas de diversas entidades. Para o embaixador, o Paraná conta com muitas áreas de excelência e pode ser um grande parceiro em se falando de cooperação prestada pelo Brasil.

O reitor da UFPR comentou que a universidade já está envolvida com a cooperação externa, na criação de duas universidades, em Luanda e Benguela, na África e aproveitou a oportunidade para sugerir que a ABC consiga aumentar os atuais 4% de recursos captados para a Região Sul. Moreira destacou também que apesar de a Região Sul ser bastante desenvolvida, conta ainda com verdadeiros bolsões de pobreza. “A região do Vale do Ribeira tem 20% de analfabetismo, um dos maiores índices de gravidez em adolescentes. É uma região com o mais baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado”, destacou o reitor, defendendo mais recursos para as instituições que trabalham em prol dessas comunidades.

Entidades que participaram da reunião:

SEBRAE, BRDE, SENAI, SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ITAIPU BINACIONAL, FIEP, PMC, MINEROPAR, CIEE, IPPUC, ACP, TECPAR, CEXPAR, OCEPAR, CONSULADO DA FRANÇA, INSTITUTO TECNOPOLI DE MARINGÁ, e as universidades: diretores de Setor e assessores da UFPR, UTP, UEL, UEM, PUC/PR, FGV, UEPG, UNIBRASIL e UNICENTRO/GUARAPUAVA

Reunião de entidades do Paraná com o embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca
Foto: Izabel Liviski

Foto: Izabel Liviski