Mestrado e Doutorado em Letras ofertam 30 vagas

Interessados devem ser habilitar até o dia 30 de outubro para os cursos de Mestrado e Doutorado. São ofertadas 20 vagas para o mestrado e 10 para o doutorado, tanto na área de Estudos Literários, como na de Estudos Lingüísticos. As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Programa, situada na Rua General Carneiro, 460, sala 1019 ou por correio, mediante postagem do material. Informações completas encontram-se no site www.pgletras.ufpr.br.

Segundo o coordenador Paulo Soethe, já ultrapassaram a marca de 400 defesas, em 33 anos de existência do Programa. “A primeira defesa ocorreu em 1977, com a dissertação de mestrado do atual Senador Flávio Arns, a propósito. Nossos alunos são na maioria professores da rede oficial de ensino, dos niveis médio e superior, escritores, jornalistas, fonoaudiólogos, mas também muitas pessoas em formação para a pesquisa na área e futura atuação no nível superior. Assim, contamos com muitos recém-egressos de cursos de Letras de diversas localidades, preocupados com sua formação científica em

alto nível, para posterior atuação em projetos de pesquisa e docência nas Instituições de Ensino Superior”, afirma.

Este ano houve a reformulação do conjunto das Linhas de Pesquisa, com a criação de duas linhas novas, uma na área de Estudos da Tradução e outra em Alemão como Língua Estrangeira. Nesta última o curso oferece a formação em parceria com a Universidade de Leipzig, na Alemanha, com sete vagas novas: os alunos cursarão o primeiro semestre em Curitiba, depois um ano em Leipzig e retorno no quarto semestre do curso para conclusão da dissertação na UFPR. A partir de 2010, em contrapartida, a UFPR receberá sete alunos alemães, que cumprirão um ano de estudos. Para ingresso nessa Linha é preciso ter domínio avançado do idioma alemão.

A Pós-Graduação tem diversas áreas de excelência, como a área de Lingüistica Formal, Fonética, Literatura e História, Formação da Literatura Brasileira, entre outras. Na área de Fonética já há alguns meses conta com um laboratório financiado em parte pela Universidade de Harvard, em parte pelo CNPq, em parte com recursos próprios do FDA.

Soethe comenta que a produtividade científica do Programa vem crescendo, sendo a internacionalização e a mobilidade de docentes e discentes uma prioridade. “Recentemente, tivemos doutorandos e mestrandos cumprindo estágios de pesquisa com bolsa no exterior, em Tel-Aviv (Israel), Granada (Espanha), Leipzig e Berlim (Alemanha), além de inúmeras participações de docentes e discentes em eventos em todas as regiões brasileiras e diversos países no exterior”, conclui.

Fonte: Leticia Hoshiguti