Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mesa-redonda discute o papel do estágio na formação de professores

O estágio é a oportunidade do estudante ter um contato com a realidade da sua profissão, no caso dos cursos de licenciatura esta prática é fundamental mas esbarra em uma diversidade de problemas que podem prejudicar este processo de formação. A mesa-redonda “Conceituação de estágio como componente curricular dos cursos de licenciatura” debateu o tema na tarde desta quinta-feira (28) trazendo para a UFPR duas experiências que tem apresentado êxito na Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A professora Maria de Assunção Calderano (UFJF) contou um pouco da experiência que teve ao implementar políticas e realizar uma pesquisa em torno do tema. Encontrou muitos problemas ao se inteirar das práticas de estágio que aconteciam nas licenciaturas da UFJF, como a má compreensão sobre o papel do professor na escola que recebe o estudante: “O professor da escola atua como um formador, muitas vezes sem ser reconhecido como tal”. Para a professora as duas figuras-chave na orientação do estudante são as duas pontas da docência, o professor do ensino básico e o professor universitário, ambos devem juntar esforços na melhor orientação do estudante.

A Coordenação de Políticas para a Formação de Professores (Copefor) e o Centro de Articulação das Licenciaturas do Setor de Educação (Ceali), ambas da UFPR, organizaram o evento tendo em vista que uma nova legislação amplia a importância e a carga-horária das atividades práticas no currículo dos cursos que formam professores, das quais os estágios é uma das mais importantes.

Catarina Moro, coordenadora da Copefor e mediadora da mesa, explica que o objetivo é ampliar a discussão em torno do conceito que o estágio têm para a formação dos professores “este evento é uma oportunidade de discutir quais os sentidos os nossos convidados dão para o estágio de licenciatura em suas instituições, com vistas para a gente conceber como ele pode ser para as licenciaturas na UFPR a partir destas mudanças na legislação”. O evento é mediado também pela professora Ivanilda Higa, do Setor de Educação da UFPR.

Segundo o Pró-reitor de Graduação, Eduardo Barra, que acompanhou o evento, “o estágio é um momento crucial da formação universitária, “O estudante precisa ser muito bem acompanhado é um processo longo de amadurecimento, ele tem que lidar com aspectos muito diversificados na sala de aula, aspectos cognitivos, aspectos emocionais, aspectos sociais”.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...