Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Médicos doutores pela UFPR lançam livro sobre cirurgia ambulatorial

Três médicos interessados em desenvolver o estudo da cirurgia ambulatorial no Brasil reuniram o resultado de três anos de trabalho e decidiram disponibilizá-lo a futuros médicos. Segundo Kátia Sheylla Malta Purim, autora do livro, doutora em Medicina Interna pela UFPR e médica do Hospital de Clínicas, a publicação é resultado de uma série de estudos desenvolvidos no ambulatório da Cruz Vermelha, em Curitiba.

‘Nós [Kátia e os médicos James Skinovsky, doutor em Medicina Cirúrgica pela UFPR, e Júlio Wilson Fernandes, especialista em cirurgia plástica] percebemos que a parte de estudos em cirurgia ambulatorial anda é rara no Brasil, feita apenas em alguns lugares. O único livro nacional sobre o assunto foi lançado em 1999 — ou seja, dez anos atrás. Os alunos de medicina estavam com dificuldades em encontrar novas fontes de pesquisa e teoria”, afirma a doutora.

Com o objetivo de auxiliar os estudantes, o livro reúne as principais técnicas de cirurgia e é amplamente ilustrado. A proposta é didática: “a cirurgia ambulatorial é uma prática que todo médico deve dominar, independente de sua especialidade”, enfatiza Kátia.

Segundo ela, o procedimento é mais efetivo e tranqüilo para pacientes com pequenos problemas. Kátia explica que “a cirurgia é ideal para casos de sutura e lesões de boca, por exemplo, que exigem menos tempo e são relativamente menos graves”.

O lançamento do livro aconteceu na última quarta feira (11/3), na Livrarias Curitiba do Shopping Barigui.

Os autores

Kátia Sheylla Malta Purim possui graduação, residência, especialização, mestrado e doutorado em Medicina pela UFPR. É médica dermatologista do Hospital de Clínicas e professora colaboradora da graduação e pós-graduação do Departamento de Clinica Médica da universidade, na área de Dermatologia. Também desenvolve pesquisas no Núcleo de Qualidade de Vida do Departamento de Educação Física.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre e doutor em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná, James Skinovsky é professor titular do Centro Universitário Positivo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Gastroenterológica. Atua principalmente em cirurgia minimamente invasiva, realidade virtual e robótica em cirurgia.

Sobre a cirurgia ambulatorial

O procedimento é recente. Segundo a Revista Latino-Americana de Enfermagem, os primeiros experimentos com cirurgia ambulatorial datam de 1961, nos Estados Unidos. A necessidade surgiu a partir das solicitações de cirurgia que não exigiam tanto tempo e investimento quanto uma cirurgia comum de internamento.

Baseada em um atendimento mais rápido e econômico, a cirurgia permite que o paciente permaneça no pronto-socorro por apenas 12 horas e seja operado em regime de hospital-dia. Além disso, diminui o risco de infecção hospitalar, proporciona retorno mais rápido para o ambiente doméstico e social e possibilita uma redução nos custos.

Foto(s) relacionada(s):


O livro é o segundo no Brasil sobre o assunto
Foto: Divulgação

Fonte: Iasa Monique (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador) / Com informações do HC