MEC reconhece cursos de pós-graduação abertos em 2009

Os Mestrados são os de Bioinformática, Ciência Política, Odontologia e Psicologia. Além deles, foram reconhecidos os seguintes Doutorados: Ciências Veterinárias; Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental; Informática e Microbiologia; e Parasitologia e Patologia Básica.

Ao todo, foram 266 cursos reconhecidos em todo o Brasil, 54 deles na região Sul.

O ‘Diário Oficial da União’ publicou na data duas portarias do MEC com a lista dos cursos que previamente foram recomendados, com conceitos entre três e cinco, pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O processo de reconhecimento dos cursos de pós-graduação leva à validade nacional do diploma. Possui três estágios: primeiro, os cursos são avaliados pelo CTC-ES, o que leva à recomendação da Capes. Após esse momento, os cursos são novamente avaliados, dessa vez pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O reconhecimento vem apenas após a publicação do ato do ministro da Educação no ‘Diário Oficial’.

‘Apesar da Universidade ter autonomia, os diplomas só podem ser emitidos quando há reconhecimento do curso’, afirma o professor Edílson Sérgio Silveira, coordenador de programas ‘Stricto Sensu’ da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR. Confirma também que a UFPR tem como política só passar cursos para discussão em seus conselhos internos após a recomendação da Capes.

A UFPR oferece atualmente 91 cursos de pós-graduação —55 programas de mestrado e 36 de doutorado.

Neste ano, enviou 12 propostas para a aprovação da Capes. Uma delas já foi aprovada: a partir do ano que vem haverá Doutorado em Matemática Aplicada na UFPR.

Aula inaugural do Mestrado em Ciência Política da UFPR
Foto: Manuela Salazar | 16.mar.2009

Fonte: Manuela Salazar (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador)