Maria Consuelo Marques assume Coordenadoria de Pesquisa

A nova coordenadora assume a nova função com a ótica da continuidade dos trabalhos que já vinham sendo feitos pela Coordenadoria, principalmente pelo Comitê Assessor de Pesquisa, o Programa de Manutenção de Equipamentos e o Projeto CTInfra, da FINEP.

Maria Consuelo já estava em vias de se aposentar quando foi convidada a assumir mais esta empreitada na Universidade. Bióloga com Mestrado e Doutorado na área da Farmacologia, dedicou sua vida inteira à pesquisa dos fármacos que podem ser obtidos a partir dos produtos naturais. Nos seus estudos, dois focos: os anti-hipertensivos e os protetores gástricos, anti-úlcera, dois problemas de saúde da população, tanto pela grande incidência quanto pela cultura da auto-medicação. “Temos uma biodiversidade enorme. Há previsões de que em 50 anos aproximadamente 25% dessa biodiversidade será perdida sem que seja conhecida”, lembra ela.

A nova coordenadora participa desde 2001 da equipe que desenvolve os projetos do CTInfra. Ela considera a coordenação desse projeto a ação mais trabalhosa, que demanda um trabalho intenso, por envolver todos os pesquisadores da instituição, os vários campi, as diversas áreas de estudo. “É uma ação que tem que coordenar, priorizar os itens a serem incluídos dentro de uma demanda enorme, reunir as mais diversas áreas em cima de uma mesmo tema”, explica. Mas é também esse projeto que lhe dá a perspectiva de realizar um bom trabalho: “Com um projeto muito focado, podemos conseguir uma boa aprovação pela FINEP. Depende da gente conseguir elaborar um bom projeto, que seja reconhecido e contemplado com razoável parcela de recursos”, salienta, concluindo: “E aí o impulso para a pesquisa na universidade pode ser fantástico, garantindo um efetivo salto de qualidade”.

Maria Consuelo Andrade Marques assina livro de posse
Foto: Izabel Liviski