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FEDERAL DO PARANÁ

Mais de 700 congressistas participarão de SULPET neste feriadão

Começa dia 28 de abril, o XXI Encontro Regional dos Grupos PET do Sul – SULPET, evento que ocorre anualmente e reúne grupos de Programa de Educação Tutorial (PET) de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES). Este ano, organizado pela Universidade Federal do Paraná, o evento se estenderá até dia 1º de maio.

A 21ª edição, que acontecerá em Curitiba, tem como tema a “inserção e integração: o PET como agente transformador Social”. Serão discutidos 11 temas pertinentes ao cenário atual das universidades federais e seus programas de educação tutorial.

Nos quatro dias do encontro, que já tem mais de 700 congressistas inscritos, de 16 universidades públicas, acontecerão oficinas, palestras e Grupos de Discussão de Trabalhos (GDTs).

Programa de Educação Tutorial promove formação e integração com a comunidade

Aulas de informática para refugiados, cursos de História do Brasil para não nativos e apresentações teatrais que educam crianças de escolas públicas sobre cuidados com a saúde estão entre as atividades desenvolvidas por estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que participam do Programa de Educação Tutorial (PET). Mantido com recursos do Ministério da Educação desde 1979, o programa visa propiciar aos estudantes de graduação a prática simultânea do ensino, da pesquisa e da extensão, Hoje, são mais de 840 grupos no Brasil, dos quais 22 estão na UFPR.

Sob a orientação de um professor-tutor, os estudantes que participam dos grupos PET realizam ações com a comunidade interna e externa do curso, e enriquecem suas próprias formações.

Para o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, professor Eduardo Barra, “o PET é um programa muito bem sucedido, porque ele realmente constrói uma modalidade de formação que possibilita trabalhar, ao mesmo tempo, o tripé ensino-pesquisa-extensão”.

Impacto na formação profissional

Ser um “petiano”, como se autorreferem os participantes, pode ser decisivo na vida acadêmica e profissional. Foi o que aconteceu com Luís Lolis, professor-tutor do projeto de Engenharia Elétrica. Graças à participação no PET, durante a graduação, conseguiu fazer doutorado na França. “O PET foi a primeira grande etapa da minha carreira profissional, foi onde pude adquirir senso crítico, cívico e profissional, que meus colegas não tinham no mesmo estágio onde estávamos na graduação”, recorda.

O pró-reitor Eduardo Barra explica ainda que o acompanhamento tutorial no PET é muito rico, porque o estudante é orientado por um professor de maneira diferente do formato tradicional da sala de aula. No modelo adotado nos PET, o aluno recebe uma atenção direta do professor-tutor na sua formação e que vai além do que está pré-determinado no currículo dos cursos.

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