Livro sobre mudanças após a introdução das cotas no vestibular será lançado hoje

A solenidade de lançamento será às 18h30min, no salão nobre do curso de Direito, Prédio da Praça Santos Andrade.

Organizado pelos professores da UFPR Dora Lúcia de Lima Bertúlio e Paulo Vinicius Baptista da Silva e o advogado Evandro Charles Piza Duarte, a obra apresenta dados estatísticos sobre as aprovações na UFPR nos três

concursos que sucederam a implantação das cotas.

De acordo com o professor Paulo Vinícius, hoje temos na UFPR um número bem maior de alunos de classes sociais menos favorecidas. O livro também faz

uma análise da situação jurídica da implantação das cotas, os despachos da justiça sobre as questões jurídicas, constitucionalidade dos programas adotados; o papel do Estado no recolhimento de direitos para o grupo negro e outros grupos marginalizados, as novas concepções sobre a igualdade diante da desigualdade racial, além dos efeitos das políticas de recolhimento sobre a identidade racial.

PIONEIRISMO – A UFPR foi uma das primeiras a implantar o sistema de cotas e serviu de referência para muitas instituições”, explica Dora Lúcia Bertúlio – que já respondeu pela procuradoria jurídica na UFPR. No primeiro ano após a implantação do novo sistema, houve 78 ações na justiça que ainda estão sendo julgadas. Até agora a Universidade não perdeu nenhuma delas. No segundo concurso depois das cotas foram 20 ações e a partir do terceiro ano não teve mais nenhuma ação questionando as cotas raciais, apenas as sociais. Quatro anos depois da UFPR ter adotado a reserva de vagas, grande parte das universidades públicas e também privadas aderiram ao sistema. Hoje são mais de 60 instituições que já têm as cotas implantadas nos seus concursos.

Durante o lançamento será realizada a palestra “Explanação sobre Políticas

Afirmativas no Brasil, com a professora Dora Lúcia Bertúlio da UFPR e integrante do NAPNE – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Também haverá uma apresentação da Yalorixá Yá Gunan Dalzira Maria Aparecida, da Associação Cultural Omo Aye.

Data: 23 de abril de 2008 (quarta-feira)

Local: Edifício Histórico UFPR

Praça Santos Andrade