Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Livro de Ouro registra agradecimento das pessoas atendidas pela AMO

Os óculos doados pelo AMO – Ambulatório Móvel de Oftalmologia, projeto de assistência social desenvolvido pela FUNPAR em conjunto com ao Centro de Visão do Hospital das Clínicas da UFPR, não tratam somente dos problemas de visão da população atendida. Eles trazem à vida das pessoas mais dignidade. São inúmeros os relatos de quem, graças aos óculos que ganharam, puderam novamente costurar, fazer os serviços domésticos, ler um livro, enfim, enxergar a vida com maior nitidez.

Esses depoimentos, todos escritos voluntariamente, estão registrados no Livro de Ouro do AMO, organizado pela gestora do projeto, Eroni Gottardello Ito. São caligrafias tremidas e letras grandes, produzida pelas mãos incertas dos idosos e palavras escritas erradas por aqueles que não tiveram a oportunidade da alfabetização ou foram prejudicados no processo de aprendizado pela dificuldade de enxergar. Muitos retornam às salas de aula para completar os estudos depois que recebem atendimento do AMO. Muitos pacientes que não sabiam escrever pediram para alguém registrar o depoimento e depois “assinam” com a impressão digital do polegar.

As mensagens de agradecimento também são feitas pelos secretários de saúde, prefeitos e vice-prefeitos das cidades que já foram atendidas pelo AMO. João Lourenço dos Santos, morador de Cerro Azul, deixou a seguinte mensagem: “Sempre consultava com um oculista que me cobrava R$ 10. Eu não tenho renda, não podia pagar a consulta e muito menos fazer os óculos. Todos me atenderam muito bem, o AMO, os daqui, do Posto (de Saúde). Agradeço primeiro a Deus e a todos vocês”.

Leia mais alguns agradecimentos registrados no Livro de Ouro do AMO:

“Tenho dois agradecimentos a fazer. O primeiro a Deus, por ter colocado em meu caminho os ‘anjos’ que necessito. E o segundo, à equipe da FUNPAR, na pessoa de dona Eroni, pela atenção, dedicação e carinho que me dispensou, ajudando-me a ver o universo e as coisas com mais clareza”. Suzana, Cerro Azul.

“Agradeço a FUNPAR pelos óculos da minha mãe, da minha sogra e do meu sogro”. Noel Ricardo, Piraquara.

“Pelo amor que os idosos têm a Pato Branco, o município agradece a Funpar, a UFPR e o Centro de Visão”, Roberto Viganó, prefeito de Pato Branco.

“Em nome da população de Adrianópolis, agradecemos a UFPR pelo trabalho realizado em nosso município, especialmente ao Centro de Visão pelos exames de vista, doação de óculos e cirurgias de vista, devolvendo a alegria (às pessoas) de poder ver a vida melhor”. João Manoel Pampanini, vice-prefeito de Adrianópolis.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: ACS