Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Liga de Cocriação reúne professores e estudantes para promover o engajamento no processo de ensino-aprendizagem

Liga de Cocriação promove engajamento de estudantes e professores em prol do curso de Administração. Crédito: Samira Neves.

Professora há 13 anos, Camila Camargo sempre procurou não deixar suas disciplinas caírem na rotina. Algumas situações do cotidiano da sala de aula desencadearam um processo de questionamento e reflexão:

“Como professora tem coisas que sempre me incomodaram, que também incomodam os estudantes e outros professores. E durante esse período nós lidamos com essas situações e problemas, mas não paramos para pensar em soluções”. Foi com base nesse pensamento que Camila iniciou um movimento, hoje projeto de Extensão, chamado Liga de Cocriação.

O nome, autoexplicativo, reflete bem o objetivo do projeto, que é “promover maior engajamento e colaboração entre professores e estudantes do curso de Administração da UFPR”. Para que isso ocorra o grupo faz uso do Design Thinking, uma metodologia de imersão no problema em suas diferentes dimensões, ideação e prototipagem de possíveis soluções  com a intenção de criar estratégias que ajudem na resolução da situação problematizada.

Dessa forma a Liga  pretende, em conjunto com a comunidade acadêmica, agir em relação às reflexões e questionamentos que permeiam suas carreiras, a de professores e de muitos estudantes. 

Resultados que a Liga de Cocriação busca

Como resultado desse exercício de pensamento e criação coletiva a Liga de Cocriação quer  dar mais voz e autonomia aos discentes do curso, para que eles sejam capazes de  agir proativa e colaborativamente em sala de aula, participar de forma mais consciente das decisões que os afetam dentro do Departamento da Administração Geral e Aplicada, e fazerem propostas que possam gerar novos projetos de pesquisa, de extensão, eventos e práticas dentro do departamento.

Além disso, o projeto quer  “estimular os professores a repensarem suas práticas docentes,  suas metodologias de ensino e  a relação entre suas propostas de trabalho e as expectativas dos alunos do curso” – conclui Camila.

Hoje o projeto está voltado especificamente para o universo do curso de Administração, mas Camila vê a possibilidade de mais tarde expandir a ação para outros cursos, já que a realidade enfrentada em sala de aula é comum a todas as graduações da instituição.

Ana Julia Harada Carvalho, estudante do 5° período de Administração é uma das participantes da Liga e conta que gostou muito da iniciativa, porque o projeto dá voz tanto ao professor quanto ao estudante.

“Gostei da ideia assim que a professora Camila compartilhou com a gente. Eu, por exemplo, sou muito tímida e me sinto pressionada por não falar na aula tradicional. Como eu poderia participar mais? Há outras maneiras que me deixam mais à vontade e a Liga ajuda a discutir esses temas”.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...