Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Licitação para reformar Seminário e construir edificações para o Setor Palotina deve ser lançada ainda em 2018

A reforma do prédio conhecido como Seminário e a construção de duas novas edificações para o Setor Palotina devem ser licitadas ainda neste ano pela UFPR, que conta com R$ 5,5 milhões em recursos do Tesouro Nacional para as obras. Comprado pela UFPR em 2008, com verba do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o Seminário hoje abriga salas de aula, laboratórios e gabinetes, mas é subutilizado devido a problemas estruturais. A edificação foi erguida por padres da ordem São Vicente Palotti na década de 1960.

As indicações iniciais para a licitação foram discutidas nesta quinta-feira (20) em reunião na Reitoria, em Curitiba. O pró-reitor de Planejamento, Fernando Marinho Mezzadri, diz que a ideia é lançar a licitação para uma obra única, que reúna a reforma completa. Segundo Mezzadri, a obra está dentro do planejamento da UFPR que foi apresentado ao Conselho Universitário (Coun) e compõe o modelo de transparência da gestão pública.

Edifício Seminário foi adquirido pela UFPR com recursos do Reuni em 2008. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR, 16/10/2014

Já o prédio de gabinetes e o almoxarifado serão recursos para que o Setor Palotina possa substituir contratos de locação por uma estrutura própria. “O prédio e o almoxarifado serão espaços mais adequados para as condições do setor. Também vão permitir economia à UFPR, porque contratos de aluguel não serão mais necessários”, diz Elisandro Pires Frigo, diretor do Setor Palotina.

De acordo com o diretor de Apoio aos Campi Avançados, Helton José Alves, as obras serão um avanço para o Setor Palotina nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. “A comunidade de maneira geral também está curiosa para ver o prédio reformado”, conta. A reforma do Seminário deve abranger troca de fiação elétrica e de telhado, além de instalação de elevador.  Alves afirma que o projeto representa um “fortalecimento das atividades da UFPR com qualidade e mesmo em tempos de crise”.

História

A vice-diretora de Palotina, Yara Moretto, lembra que, no caso do Edifício Seminário, a reforma do imóvel também tem cunho histórico. “A universidade iniciou neste prédio, há 25 anos. Mas, antes de ser sede da universidade, foi um dos primeiros prédios de Palotina”.

O edifício surgiu com função educacional. Primeiramente, abrigou cerca de 65 alunos do Grupo Escolar da Escola Normal e do Curso Técnico Comercial; depois, abriu as portas para a comunidade, sendo sede de cursos de formação e religiosos.

No livro “História de Palotina – 1954/1979”, o padre Pedro Reginato descreve o esforço da comunidade para a construção do prédio do Seminário na cidade recém-fundada. O município, hoje com cerca de 31 mil habitantes, começou a ser povoado nos anos 1940 e conseguiu emancipação política em 1960.

Para concretizar a obra, foi criado, por exemplo, um livro de doações espontâneas, o “Livro de Ouro”. Durante a obra, Reginato conta que “o povo ajudou com dias de trabalho, fretes gratuitos, e outras ofertas”. Mesmo com tanto empenho, a obra teve seus imprevistos, como a falência da construtora, o que levou à paralisação das obras em 1968.

Segundo o padre, a inauguração, em 10 de maio de 1970, contou com cerca de 40 caravanas de fiéis, fogos de artifício, desfiles, banda e com uma missa de mais de 11 horas, da qual participaram 20 padres e dois bispos, o de Toledo e o de Campo Mourão. “Nunca Palotina sentiu tão de perto a alegria de um desejo comunitário alcançado”, escreve Reginato.

Veja fotos da reunião aqui

Saiba mais sobre aos projetos estruturais de Palotina:

UFPR contrata Empresa Júnior de Engenharia Civil para projetar reforma estrutural de prédio do Setor Palotina

Em Palotina, UFPR promove reforma em antigo seminário e participa de fundação de incubadora tecnológica

Veja notícias do Setor Palotina neste link

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...