Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Leonardo Boff aponta crise no modelo social mundial e aposta na sustentabilidade e no cuidado como soluções

Boff citou intelectuais como Karl Marx, Immanuel Kant e Hannah Arendt. Imagem: Marcos Solivan
Boff citou intelectuais como Karl Marx, Immanuel Kant e Hannah Arendt. Imagem: Marcos Solivan

Na manhã desta quarta-feira, 24, o teólogo Leonardo Boff esteve presente na Universidade Federal do Paraná para uma conferência sobre o tema “O cuidado de si, do mundo e do outro no contexto das crises contemporâneas”. O evento foi promovido pelo professor Carlos Augusto Serbena, do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR, e aconteceu no Teatro da Reitoria.

A um auditório lotado, Boff afirmou que vivemos atualmente num quadro inédito de conflitos na sociedade. “Pela primeira vez, a crise é sistêmica, não é apenas de alguns setores. É uma crise da vida, do planeta”, disse. Para ele, é preciso mudar a nossa visão de mundo, levando em conta a interdependência e a responsabilidade coletiva para garantirmos a existência da vida na Terra. “Não estou aqui para trazer conforto, vim trazer angústia, porque a angústia nos faz agir”.

Citando diversos intelectuais de renome mundial, como Hannah Arendt, Isaac Asimov, Karl Marx, Immanuel Kant e Karl Polanyi, o pesquisador expôs problemas que acredita serem ligados à perda de consciência de que “somos Terra” e que só poderiam ser solucionados ao “resgatarmos nosso sentimento de pertença”, como, por exemplo, a exploração desenfreada dos bens e serviços naturais. Além disso, também destacou o quão importante é que exista uma conversa entre cientistas e religiosos, além de uma transversalidade de saberes, com cada área dando a sua contribuição para um mundo mais justo.

Imagem: Marcos Solivan
Imagem: Marcos Solivan

Para superar essa crise global, Boff diz que é preciso que duas coisas sejam desenvolvidas: a sustentabilidade e o cuidado. A primeira, mais objetiva, para que o planeta possa manter sua capacidade de autorreprodução e a segunda, mais subjetiva, diz respeito à nossa relação com as pessoas e o meio ambiente. “O nosso maior problema é a falta de cuidado, cuidado com as nossas crianças, nossas cidades, com os nossos famintos. O cuidado define a essência do ser humano. Um desafio a todos nós é cuidar de tudo que existe e vive.”

Leonardo Boff doutorou-se em filosofia e teologia na Universidade de Munique, em 1970. Expoente da Teologia da Libertação, amplia a libertação do viés social também para o ecológico. Escreveu vários livros e foi agraciado com vários prêmios, autor de best sellers ou co-autor de mais de sessenta livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística, publicados em mais de vinte países.

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...