Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Jornal laboratório do curso de Jornalismo da UFPR volta a ter versão impressa

O Jornal Comunicação, após um período contando apenas com sua versão online, retoma o formato impresso em três edições especiais. Desde a escolha do tema, reuniões de pauta, produção das matérias, edição, diagramação e finalização, as publicações foram produzidas por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sob supervisão do professor Ricardo Tesseroli, em parceria com o professor José Carlos Fernandes, do Departamento de Comunicação Social. As versões impressas estão disponíveis gratuitamente nos Restaurantes Universitários, na portaria do Departamento de Comunicação e nas bibliotecas da UFPR. Novas edições estão previstas para o primeiro semestre do ano que vem.

Migrantes, gravidez na adolescência e sexualidade são os temas das novas edições impressas do Jornal Comunicação. “A escolha dos temas partiu dos alunos com o intuito de abordar assuntos que sejam de interesse da sociedade, tirando assim o jornal dos muros da universidade e levando pra toda a comunidade”, conta Ricardo Tesseroli, professor das disciplinas “Laboratório de Jornalismo Web e Impresso” e “Laboratório Multimídia de Jornalismo”.

Edições impressas estão disponíveis nos Restaurantes Universitários, bibliotecas e Departamento de Comunicação da UFPR. Foto: Divulgação

Para Tesseroli, a importância da iniciativa está em ensinar aos alunos as bases do jornalismo impresso, já que é o formato que ainda detém o maior índice de confiança dos leitores, principalmente em um momento em que a imprensa tem sua credibilidade atacada. Dados da Pesquisa Brasileira de Mídia mostram que 59% da população confia nas notícias que são veiculadas nos impressos contra 54% na televisão e 20% em sites da internet. A credibilidade do impresso é ainda mais perceptível se comparar o resultado do índice de confiança com as notícias que circulam pelas redes sociais. Enquanto o jornal possui um índice que chega a quase 60%, apenas 13% da população diz confiar nas notícias que são divulgadas via redes sociais digitais.

De acordo com Tesseroli, a retomada da impressão do Jornal Comunicação só foi possível graças ao apoio da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná (Adi-PR), por meio do patrocínio da impressão, feita pelo Jornal Diário do Sudoeste de Pato Branco. “Agradeço particularmente ao diretor geral do Diário do Sudoeste, André Guarienti Almeida, que entendeu a importância da proposta e se prontificou a nos auxiliar nesse projeto. Sem o apoio da Associação nosso projeto não seria exitoso. Em um momento em que as universidades públicas enfrentam uma crise financeira sem precedentes é fundamental que reconheçamos as boas parcerias com a iniciativa privada que são realizadas”, completou o professor.

Por Gabriel Ramos
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...