O Jornal Comunicação, após um período contando apenas com sua versão online, retoma o formato impresso em três edições especiais. Desde a escolha do tema, reuniões de pauta, produção das matérias, edição, diagramação e finalização, as publicações foram produzidas por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sob supervisão do professor Ricardo Tesseroli, em parceria com o professor José Carlos Fernandes, do Departamento de Comunicação Social. As versões impressas estão disponíveis gratuitamente nos Restaurantes Universitários, na portaria do Departamento de Comunicação e nas bibliotecas da UFPR. Novas edições estão previstas para o primeiro semestre do ano que vem.
Migrantes, gravidez na adolescência e sexualidade são os temas das novas edições impressas do Jornal Comunicação. “A escolha dos temas partiu dos alunos com o intuito de abordar assuntos que sejam de interesse da sociedade, tirando assim o jornal dos muros da universidade e levando pra toda a comunidade”, conta Ricardo Tesseroli, professor das disciplinas “Laboratório de Jornalismo Web e Impresso” e “Laboratório Multimídia de Jornalismo”.
Para Tesseroli, a importância da iniciativa está em ensinar aos alunos as bases do jornalismo impresso, já que é o formato que ainda detém o maior índice de confiança dos leitores, principalmente em um momento em que a imprensa tem sua credibilidade atacada. Dados da Pesquisa Brasileira de Mídia mostram que 59% da população confia nas notícias que são veiculadas nos impressos contra 54% na televisão e 20% em sites da internet. A credibilidade do impresso é ainda mais perceptível se comparar o resultado do índice de confiança com as notícias que circulam pelas redes sociais. Enquanto o jornal possui um índice que chega a quase 60%, apenas 13% da população diz confiar nas notícias que são divulgadas via redes sociais digitais.
De acordo com Tesseroli, a retomada da impressão do Jornal Comunicação só foi possível graças ao apoio da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná (Adi-PR), por meio do patrocínio da impressão, feita pelo Jornal Diário do Sudoeste de Pato Branco. “Agradeço particularmente ao diretor geral do Diário do Sudoeste, André Guarienti Almeida, que entendeu a importância da proposta e se prontificou a nos auxiliar nesse projeto. Sem o apoio da Associação nosso projeto não seria exitoso. Em um momento em que as universidades públicas enfrentam uma crise financeira sem precedentes é fundamental que reconheçamos as boas parcerias com a iniciativa privada que são realizadas”, completou o professor.
Por Gabriel Ramos
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR