Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Íntegra do discurso do reitor Zaki Akel em Brasília

A seguir, a íntegra do discurso proferido pelo professor Zaki Akel Sobrinho, durante cerimônia de assinatura do termo de posse como reitor da UFPR, no Salão de Atos do Ministério da Educação, em Brasília, no último dia 18 de dezembro.

Excelentíssimo Sr. Ministro da Educação

Sr. Fernando Haddad

Excelentíssimo Sr. Ministro do Planejamento

Sr. Paulo Bernardo

Digníssima Sra. Secretária de educação superior,

Dra. Maria Paula Dalari

Srs.deputados federais, demais autoridades aqui presentes,

Magnífica reitora da UFPR,
Profa. Dra. Márcia Helena Mendonça

Ex-reitores prof. Ocyron Cunha, Carlos Antunes

Senhores pró-reitores, diretores de setor da UFPR,

dirigentes da fundação da UFPR, reitores e pró das demais Ifes

Meus familiares,

Caros amigos que prestigiam esta solenidade

Senhoras e senhores,

É com grande honra e emoção que hoje tomo posse como reitor da Universidade Federal do Paraná para o período 2008-2012, ano em que nossa universidade comemorará seu 1º centenário.

Inicialmente gostaria de manifestar ao ministro Fernando Haddad as nossas congratulações pelo trabalho que tem desenvolvido em prol da educação em nosso país.

Este ministro revelou-se não apenas um homem de idéias , de projetos, de concepções teóricas sobre educação, como também um grande articulador que soube conquistar aliados para implementar um grande investimento no sistema público federal de ensino, coroados pelos 2 bilhões e 400 milhões de reais do Reuni, além da criação de 150 novas escolas técnicas, da UAB, dentre outras iniciativas.

Começou conquistando o presidente Lula, que avalizou todo o apoio aos projetos do MEC. Continuou conquistando importantes lideranças nos ministérios (e aqui devemos destacar a fundamental participação do parananse Paulo Bernardo) e no Congresso, que aprovaram o arcabouço legal para materializar estes projetos.

Construiu uma aliança com o conjunto de reitores e demais dirigentes das Ifes para que estivessem empenhados nestes avanços , estabelecendo uma sólida política de Estado para a educação, que garantirá a transformação social e econômica de nosso país.

Caro ministro, quero, porém, aproveitar esta oportunidade para apresentar-lhe três preocupações em nome de nossa comunidade:

1) a situação do quadro de 1200 servidores de nosso Hospital de Clínicas vinculado a fundação de apoio e que tem uma espada sobre suas cabeças , com um ajuste de conduta que determina sua demissão em 2010.

2) a criação do Ifet/PR de modo articulado, sem desfigurar nossa estrutura de ensino técnico e profissional, retirando por lei, seu contingente de pessoal, seu patrimônio, seus cursos e seus alunos.

3) a questão da autonomia das universidades, cada vez mais restritas pelas determinações do TCU, em especial, nas suas relações com as fundações de apoio.

Peço seu apoio e já sou sabedor de sua sensibilidade para estes temas, mas precisaremos definir medidas concretas que reduzam a insegurança institucional para nossa comunidade.

Aproveitando a presença de representantes da comunidade paranaense, quero reforçar os compromissos que a UFPR terá nesta gestão com a formação de profissionais cidadãos de alto nível, com a produção do conhecimento e sua disponibilização para a sociedade, com a prestação de serviços de educação e de saúde, estes que se constituem no único plano de saúde para expressivo contingente da população de nosso Estado.

Buscaremos intensificar o nosso engajamento em temas contemporâneos como sustentabilidade, responsabilidade social, pesquisa, desenvolvimento e inovação, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento social, econômico e cultural do estado do Paraná, trabalhando em sinergia com nossa co-irmã UTFPR, com o sistema de universidades estaduais e com os recém-criados Ifet-Paraná e Unila, instituições das quais somos tutores.

Pretendemos atuar com grande articulação com as entidades de classe dos empresários e dos trabalhadores, com as organizações governamentais e não governamentais, dialogando e estabelecendo uma relação republicana com as aguerridas bancadas federal, estadual e municipal, com nosso governador, com o prefeito de Curitiba, com as secretarias estaduais e municipais ,visando sempre o melhor para a população de nosso Estado.

Aliás, desenvolver o estado foi o principal motivo que levou um grupo de pioneiros a criar em 1912 a Universidade do Paraná, que nestes 96 anos de trajetória, que estaremos comemorando amanhã, sempre honrou seu compromisso com o povo do Paraná.

Peço a compreensão de todos para elencar agora alguns agradecimentos indispensáveis.

A minha familia, a meus pais e sogros

ao meus mestres Ociron Cunha e Nivaldo Maranhão

A meus colegas de luta nesta campanha de mudança

A meus colegas de gestão 2002-2006 pelo aprendizado coletivo

A meus companheiros de gestão 2008-2012, pela confiança em mim depositada e em especial ao Rogério Mulinari, amigo e parceiro nas lutas na UFPR

A Márcia Mendonça pela fidalguia na condução da transição.

A todos aqueles que contribuíram para que hoje estivéssemos aqui, e foram muitos, o meu muito obrigado!!!

Como mensagem final para a nossa comunidade universitária reforço a importância de fazermos um trabalho de avaliação das iniciativas inovadoras que foram implementadas nos últimos anos. Avançamos com a ocupação de vagas ociosas, com as cotas sociais e raciais.

É hora de demonstrarmos que temos competência para combinar excelência acadêmica com inclusão social. De mantermos nossa acelerada expansão nas atividades de pós-graduação e pesquisa, de realizarmos a extensão com reflexos sociais, econômicos e culturais em nosso estado e mantermos serviços de grande efetividade.

E tudo isto será possível com o esforço coletivo que estamos realizando. Só para exemplificar, nas oficinas de planejamento que realizamos durante o ultimo mês, tivemos a contribuição de mais de 600 pessoas, que elaboraram um diagnóstico e apresentaram propostas de melhoria, que servirão de guia para a definição dos projetos estratégicos que implementaremos nos primeiros 6 meses da gestão.

Este modo participativo de conduzir a universidade será uma das marcas de nosso trabalho, valorizando a atuação das instâncias colegiadas.

Outro pilar central será um foco nas pessoas: com uma ampla política de assistência estudantil, somada a uma consistente política de gestão de pessoas para nossos servidores queremos resgatar o orgulho de pertencer a comunidade da UFPR.

Precisamos também um choque de gestão para garantir a agilidade que a conjuntura exige das universidades. E finalmente iremos ampliar as pontes que nos ligam a comunidade paranaense. Não é hora de perguntarmos que universidade nós queremos, mas sim que universidade o povo paranaense precisa que nós nos tornemos.

Para meus colegas de gestão 2008-2012 , fica uma reflexão de Kalil Gibran, poeta libanês: “o trabalho é o amor que se fez visível”. Que nosso amor pela UFPR possa conduzir nossos passos , tornando possível as mudanças que nossa comunidade tanto pede.espero de todos e de cada um o melhor de si em prol desta luta pela educação , que faremos junto com a equipe do MEC e demais ministérios , com a Andifes e com o apoio de todos que enxergam na educação o instrumento central de construção do futuro do brasil.

Que deus nos ilumine!

Muito obrigado.

Fonte: Fernando César Oliveira