Instituto Nacional de Tecnologia e Informação oferece parceria à UFPR

O ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – apresentou hoje à UFPR a proposta de convênio para ensino e treinamento em software livre. Desde 2004, o CDTC – Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento qualifica profissionais da Universidade de Brasília ao fornecer cursos de softwares livres. Se aprovado, o convênio envolverá a UFPR e o CELEPAR – Companhia de Informática do Paraná. O projeto visa dar oportunidades digitais ao funcionário público, facilitando seu trabalho e o qualificando profissionalmente.

Além dos técnicos e servidores, estudantes também teriam oportunidades de bolsa ou estágio remunerado. Alunos de letras seriam contratados para traduzir manuais e apostilas, alunos da área tecnológica para monitorar os participantes do curso e a UFPR receberia computadores especialmente para isso. Djalma Valois Filho, gestor do CDTC – afirma a eficiência do projeto: “no primeiro mês de implementação, 2800 funcionários púbicos concluíram o curso. E a nossa previsão é que no ano de 2006, mas de 30.000 tenham participado”, completa. Participaram da reunião o Reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, o assessor da CELEPAR, Cláudio Crossetti Dutra, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Rita de Cássia Lopes, Marcos Castilho e Marcos Sunye, ambos do Departamento de Informática.

Reitor e gestor do CDTC, Djalma Valois Filho
Foto: Izabel Livsky