Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inspirado no Fandango evento de extensão iniciou nesta quarta-feira (10)

Abertura do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Foto: Marcos Solivan
Abertura do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Foto: Marcos Solivan
Segundo alguns historiadores, o Fandango está vinculado à organização de trabalhos coletivos, mutirões formados para trabalhar na roça, nas colheitas ou na construção de benfeitorias. O mesmo espírito de ajuda mútua entre a UFPR, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e outras universidades da Região Sul, além da Secretaria da Educação do Paraná (Seed/PR) viabilizou a realização do ”32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul” (Seurs). O evento, que iniciou na manhã desta quarta-feira (10), encerra somente na próxima sexta-feira (12).

Nos dois locais designados para o seminário, Centro de Eventos da Fiep e campus do Jardim Botânico estão reunidas mais de mil pessoas, representantes das comunidades universitárias das 24 universidade do sul do país presentes ao evento. Um exemplo dessa mobilização são os alunos e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que totalizam cerca de 30 pessoas. Segundo a coordenadora da Comissão de Extensão da Faculdade de Farmácia daquela universidade, Luciana Noal Calil, foram trazidos para o Seurs 18 trabalhos que contemplam as áreas de Saúde, Educação, Pedagogia, Educação Física e Artes.

Representantes da UFRGS - Foto: Marcos Solivan
Representantes da UFRGS - Foto: Marcos Solivan
Jogos – O projeto “Jogos Lógicos de Tabuleiro” integra esta produção da UFRGS, iniciativa de interação entre os segmentos da Educação e Informática. “A finalidade do projeto é o desenvolvimento do raciocínio lógico”, explicou o professor Renato Ribas, um dos idealizadores da atividade. “O projeto está implantado em 50 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino da região”, lembrou a professora Liciane Giordani, também responsável pela ideia. No saguão da Fiep os alunos demonstraram o “Tapoton”, com um tabuleiro improvisado de fita crepe e algumas garrafas contendo água colorida.

Abertura – Durante a abertura do evento, a chefe da Unidade de Desenvolvimento de Extensão Maria Vírginia Filomena Cremasco agradeceu as universidades parceiras e a equipe da Proec. “É uma oportunidade de troca de experiências para o engrandecimento de todos os participantes”, destacou. A pró-reitora de Extensão e Cultura Deise Cristina de Lima Picanço referiu-se ao seminário como um momento especial focado na amplitude das atividades de extensão em todo o país. Na UFPR, explicou, a extensão já está presente no atual modelo de distribuição de vagas e na abertura dos editais dos programas direcionados aos docentes. “Munido de conteúdos produtivos, o evento traz também uma história de Fandango para nossa cidade”, concluiu a pró-reitora.

Extensão – Já o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari ressaltou que o avanço da Educação assegura um lugar para o Brasil entre as demais nações. “Grandes desafios estão propostos para esses três dias. Discutir a extensão é entender também o transporte do ensino e da pesquisa para um mundo real, porque essas atividades não ocorrem de maneira isolada”, reforçou o pró-reitor. Segundo ele, a extensão pode ser considerada como um “capital”, representa a interface com a comunidade. “São ações que permitem a transformação da realidade social de forma imediata”, considerou.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.proec.ufpr.br/seurs/links/programacao_geral.html.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...