Inscrições para Mestrado em Ciência Política da UFPR vão até 17 de dezembro

Recém-aprovado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Mestrado em Ciência Política da UFPR é o primeiro da área no Paraná, e o segundo em toda a região Sul do país.

As seis linhas de pesquisa do curso são as seguintes: 1) Instituições Políticas e Elites; 2) Relações Entre o Executivo e o Legislativo; Processo Decisório e Análise de Políticas Governamentais; 3) Partidos e Eleições; 4) Comunicação Política, Novas Mídias e Representação Política; 5) Política Externa do Brasil; e 6) Organizações Internacionais.

Entre os documentos necessários à inscrição estão fotocópia autenticada do diploma de graduação, fotocópia do histórico escolar de graduação, curriculum lattes do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa, documentado e projeto de dissertação. Serão oferecidas, no máximo, 20 vagas.

A taxa de inscrição custa R$ 75. A seleção terá quatro fases: 1) Análise do projeto; 2) Prova escrita; 3) Análise de currículo e 4) Entrevista sobre o projeto, o currículo e as teorias da ciência política. Todas as fases são eliminatórias. Também está previsto um exame de proficiência em língua inglesa.

Os candidatos devem realizar sua inscrição na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, localizada no 9º andar da Rua General carneiro, 460, das 14 às 17 horas. A íntegra do edital do processo de seleção está disponível em www.cienciapolitica.ufpr.br.

Podem se candidatar os graduados em Ciência Política, Ciências Sociais, História, Filosofia, Direito, Comunicação Social, Relações Internacionais, Administração, Comércio Exterior, Pedagogia, Economia e Geografia.

O curso será uma das primeiras atividades acadêmicas articuladas da UFPR com a UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em fase de implantação em Foz do Iguaçu.

Com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, o Departamento de Ciências Sociais passa a ser o único do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR a oferecer dois cursos de mestrado.

EdifÍcio Dom Pedro I, onde está localizado o Departamento de Ciências Sociais da UFPR

Fonte: Fernando César Oliveira