Inovação e conhecimento são abordados em seminário na UFPR

Com o tema Engenharia e Gestão do Conhecimento para Inovação, iniciou na manhã desta terça-feira, 14 de junho, o “IV Seminário de Informação para Indústria e Negócios”. Na abertura do encontro, o reitor Zaki Akel Sobrinho e o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari destacaram o papel fundamental do processo de transformação do setor empresarial, atualmente focado nos avanços gerados pela gestão da informação e do conhecimento.

A coordenadora do seminário, professora Edmeire Cristina Pereira do Departamento de Ciência e Gestão da Informação, ressaltou que os programas desenvolvidos durante as quatro edições do evento vêm de encontro a sua pesquisa na área de Informação para Indústria e Negócios, iniciada em 2001. Na oportunidade, explicou também sobre o papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), como a Agência de Inovação da UFPR – promotora do seminário, “são 186 NITs no País que pertencem ao Fórum Nacional de Gestores de Tecnologia.

Agência de Inovação – Instituída em maio de 2008, a agência tem entre suas metas valorizar a pesquisa aplicada, articular parcerias estratégicas entre a universidade e os setores produtivos, além de difundir a cultura de proteção da propriedade intelectual. A coordenadora falou ainda sobre a relação das engenharias na inovação proposta nas indústrias e negócios: “as engenharias são criadoras do conhecimento no sentido amplo, abraçando as áreas de produto, processos, marketing, serviços, gestão e outros.

Durante o dia, até às 18 horas, os participantes terão informações mais detalhadas sobre a Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e demais assuntos de interesse na área. Ainda à tarde, a partir das 17h30, haverá o lançamento do livro “Propriedade Intelectual e Informação para Indústria e Negócios: abordagem para NIT”, organizado pela professora Edmeire Cristina Pereira.

Abertura do evento
Foto: Leonardo Bettinelli