Inmetro credencia Laboratório de Tecnologia da Madeira

Acreditação é o reconhecimento formal da competência de um órgão para desenvolver tarefas específicas, conforme requisitos estabelecidos. Significa que o laboratório da UFPR está organizado segundo princípios e práticas de gestão internacionais.

O LTM torna-se, em sua categoria, o primeiro laboratório de instituição de ensino público federal a pertencer à Rede Brasileira de Ensaios do Inmetro.

‘Esse feito notável deve ser compartilhado com pessoas que acreditam na possibilidade de existência de uma universidade pública de qualidade, inovadora e democrática, que colabora para o desenvolvimento do país’, afirma o professor Jorge Luis Monteiro de Matos, coordenador do laboratório.

Em 2004, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, investiu R$ 800 mil para viabilizar as condições técnicas e da infraestrutura do Laboratório de Tecnologia da Madeira da UFPR. O credenciamento pelo Inmetro foi efetivado em janeiro deste ano.

Estima-se que o setor da indústria de base florestal tenha representado, em 2000, cerca de 2% do PIB brasileiro, o que significa aproximadamente US$ 12 bilhões. Quase metade desse valor corresponde ao setor madeireiro. O restante, ao setor de celulose, papel e papelão.

A demanda por certificados de qualificação de produtos provém de empresas moveleiras, de compensados e madeireiras, entre outras.

Sem o mútuo reconhecimento dos sistemas de certificação entre os países, o preço de um produto será acrescido do custo de tantas certificações diferentes quantos forem os mercados de destino dos bens, o que reduz a capacidade competitiva das empresas.

Laboratório de Tecnologia da Madeira da UFPR
Foto: Arquivo LTM/UFPR