Inaugurada a Clínica Escola de Fisioterapia da UFPR Litoral

Além desse objetivo, a Clínica Escola de Fisioterapia também atenderá a comunidade da região nos mais diversos níveis de saúde. Para o reitor da UFPR, Carlos Moreira Júnior a UFPR Litoral está sendo consolidada na região litorânea do Paraná, justamente pela sua proposta de agregação e de atendimento às necessidades da região. ‘A UFPR está dando exemplo de que é possível agregar diversos níveis de poder em prol de um projeto importante, como a educação no litoral do Estado. Digo sempre que a Educação não faz nada sozinha, mas sem ela o País não crescerá e nem será melhor. O exemplo que toda a equipe da UFPR Litoral tem oferecido em termos de uma nova proposta pedagógica voltada ao desenvolvimento da região é importante para um novo caminho na educação’.

‘O município de Matinhos já conta com uma clínica municipal de Fisioterapia que possui grande demanda e, por ter poucos profissionais, acarreta um tempo longo de espera para o atendimento fisioterapêutico. A Clínica Escola da UFPR Litoral irá ajudar a atender as demandas da comunidade, e em especial da parcela economicamente menos favorecida’, enfatiza o professor Signorelli.

Entre os benefícios para o curso de Fisioterapia, o professor Marcos Signorelli cita o atendimento às demandas de aulas práticas, aos projetos dos estudantes, aos projetos dos docentes, aos estágios voluntários, e à Atividade Formativa de Prática Profissionalizante, que é o estágio curricular do curso. Dessa maneira, a Clínica Escola vai agregar atividades de ensino, pesquisa e extensão. ‘Estudantes de outros cursos também serão beneficiados, como os do Curso Técnico em Enfermagem e os de Serviço Social, que podem colaborar na triagem dos pacientes, por exemplo.’

Áreas de atuação e formas de atendimento – A Clínica Escola tem previsão de atendimento nas mais diversas áreas da Fisioterapia, tanto de forma preventiva quanto curativa: na área Músculo-esquelética (ortopédica, traumatológica, reumatológica, desportiva); na área cardiovascular e respiratória, na área Neurológica (alterações do sistema nervoso); na área Dermato-Funcional (alterações da pele); e, principalmente, na área de saúde coletiva.

O atendimento ao público não será restrito e deverão ser atendidas pessoas em todas as faixas etárias e gêneros: saúde da criança e do adolescente, saúde do homem e da mulher, saúde do trabalhador, saúde do idoso e pessoas com necessidades especiais.

‘Nosso atendimento será feito de forma bastante humanizada, pautado nos princípios das Interações Culturais e Humanísticas, que correspondem a 20% da carga horária do curso de Fisioterapia. Espera-se que os estudantes, após o curso de diversas oficinas nas áreas humanística e cultural, atendam as pessoas de forma digna e humanizada, zelando pelos princípios éticos e respeitando as diferenças e singularidades de cada ser humano’, esclarece o professor Signorelli. “Cumprir-se-á assim o emblema do curso: ‘É gente tratando gente’”.

Em foco – O foco na saúde coletiva e na prevenção em saúde do curso de Fisioterapia da UFPR Litoral será mantido na Clínica, por isso, o modelo de atendimento ao público também será diferenciado. ‘Em outras Clínicas, os atendimentos individuais são, normalmente, a forma padrão de ‘consulta’. Na Clínica Escola da UFPR, haverá muitos atendimentos em grupo, com ênfase na prevenção, investindo na saúde, e não na doença’, conta o professor.

A equipe de profissionais que vai atuar na Clínica já está se organizando para o início dos grupos e já há exemplo de grupos que podem ser criados: os grupos para gestantes, idosos, hipertensos, trabalhadores, escolares, etc. ‘Na seqüência, começam os atendimentos individuais’, esclarece. ‘O encaminhamento para os atendimentos individuais deverá ser médico e com diagnóstico, exclusivamente pelo SUS. Para os grupos, a principio, o encaminhamento poderá ser feito na própria clínica.’

Estrutura e recursos humanos – A Clínica Escola de Fisioterapia da UFPR prevê atender pessoas de todos os municípios do litoral, e para isso conta com parcerias da Prefeitura de Matinhos e do Governo do Estado, responsável por ceder os equipamentos.

A UFPR oferece os docentes fisioterapeutas. Compõem a equipe: professor Marcos Signorelli e as professoras Vera Israel e Anna Raquel Gomes. Docente da área de corpo humano, o professor da UFPR Litoral, Breno Bellintani Guardia também faz parte da equipe. Compondo o comitê gestor da clínica, uma servidora da UFPR, Neloeci dos Santos além de um servidor da Prefeitura Municipal

A Prefeitura colabora ainda com duas fisioterapeutas e há previsão de uma terceira contratação. A parte de limpeza, manutenção e atendimento ao público também fica sob a responsabilidade da Prefeitura, assim como o aluguel do prédio.

Espaço – A Clínica tem, em aproximadamente 500m2, recepção, 3 salas de avaliação, salas de atendimento individual, sala de fisioterapia cárdio-respiratória, ginásio (para atividades em grupos e Pilates), laboratório de pesquisas em movimento humano, setor de fisioterapia dermato-funcional, sala de aulas práticas, sala de aulas teóricas, sala de estudos: dos estudantes, dos professores e dos fisioterapeutas (para grupos de estudos/discussão de casos clínicos), pista externa de propriocepção e treino de marcha, jardim de inverno, solário e setor de apoio (banheiros, copa, almoxarifado, expurgo e área de serviço).

Serviço – A Clínica Escola de Fisioterapia da UFPR fica na Rua Dr. José Artur Zanluti, 1402, no Bairro Sertãozinho. O atendimento acontece inicialmente das 8h às 12h e das 14h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3453-6780.

Inauguração da Clínica
Foto: Antonio Lima

Reitor Carlos Moreira Júnior
Foto: Antonio Lima